

A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade.
A posição em que dormem é muito curiosa: os tucanos elevam a cauda até que cubra a sua cabeça, a qual é mantida virada para as costas. Assim, ele pode descansar o seu bico.


Para a reprodução usam o oco das árvores e até ninhos abandonados de pica-pau.
Alguns dizem que é através do bico que se diferencia o macho da fêmea: o do macho é menos curvo com a parte superior terminando de modo menos brusco. É também mais estreito e mais comprido. Os especialistas afirmam que os tucanos não possuem dimorfismo sexual e que a sexagem é feita através de DNA.


Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves.


Não são aves migratórias.
Fontes: Wikipédia / Pet Friends
Nenhum comentário:
Postar um comentário