segunda-feira, setembro 01, 2008

CLIP DO DIA

Michael Joseph Jackson, mais conhecido como MICHAEL JACKSON, nasceu em Gary, Indiana, no dia 29 de agosto de 1958.
É cantor, compositor, produtor, diretor, dançarino e instrumentista que começou a carreira aos cinco anos de idade como líder vocal do grupo Jackson 5.
Lançou-se em carreira solo no início da década de 1970, ainda pela Motown, gravadora responsável pelo sucesso do grupo formado por ele e os irmãos.
Depois do inesperado sucesso do álbum Destiny, dos Jacksons, em 1978, Michael teve a oportunidade de retomar a carreira solo, que havia abandonado em 1975 quando o grupo formado por ele e os irmãos deixou a Motown. Após assinar o contrato com a Epic em 1978, Michael trabalhou com Quincy em muitos álbuns.
Apesar de ter vendido com um único álbum solo mais do que os Jacksons haviam conseguido na carreira de 11 anos, Michael resolveu continuar com os irmãos, atendendo a pedidos da mãe.
Thriller é actualmente o álbum mais vendido da história, com mais de 104 milhões de cópias vendidas no mundo. Nos dois anos que se seguiram ao lançamento, o álbum foi a maior sensação da América, influenciando não somente a música, como também a dança, a moda e a televisão. Thriller chegou à primeira posição entre os mais vendidos dos Estados Unidos no dia 21 de fevereiro de 1983 e permaneceu lá por 37 semanas, um recorde. Sete compactos foram lançados e dois conquistaram o primeiro lugar, "Billie Jean" e "Beat It". Thriller foi também um marco na luta contra a discriminação racial na indústria fonográfica. Jackson tornou-se o primeiro artista negro cuja música estava no ar na MTV, com o videoclipe de "Billie Jean", dirigido por Steve Baron. A canção "Beat It", que tinha participação do guitarrista EDDIE VAN HALEN, fez rádios de rock, na época orientadas a um público essencialmente branco, tocarem a canção de um negro; e fez rádios de black music tocarem rock. Um feito inédito até então. Em dezembro daquele ano, Michael e o diretor John Landis estabeleceram também novos horizontes para a produção de videoclipes, quando um curta-metragem de 14 minutos foi lançado para promover a canção "Thriller" ao custo de 600 mil dólares, elevado para os padrões da época. Também em tempo para o Natal de 1983, um segundo dueto entre Jackson e Paul McCartney chegou às lojas. "Say Say Say" tornou-se o sexto número um de Jackson na América e o nono do ex-Beatle.
Em 11 de fevereiro de 2008, Jackson lançou Thriller 25th, uma edição do seu 25 º aniversário do lançamento do seu mais celebre álbum, Thriller. É composto por dois discos, um disco original que contém as nove faixas originais e as faixas remixadas e uma canção que não entrou para o album original, chamada "For All Time".
Michael Jackson foi o segundo cantor solo internacional (masculino) que mais emplacou hits no Hot 100 da Billboard: foram treze canções em primeiro lugar, o que mais emplacou foi James Brown com 17.
Michael Jackson coleciona ao longo de sua carreira 23 Grammys e segundo os seus artigos financeiros e especialistas em contabilidade de artistas musicais, e a revista Rolling Stone, Michael já faturou ao longo de sua história, mais de US$ 7 bilhões, algo em torno de 12 bilhões de reais.

Veja aqui no BLOG matérias sobre THRILLER, de MICHAEL JACKSON, nos links:

- THRILLER (MICHAEL JACKSON): jóia rara da música
http://ricardo5150.blogspot.com/2007/03/thriller-michael-jackson-jia-rara-da.html

- "Thriller", de Michael Jackson, faz 25 anos
http://ricardo5150.blogspot.com/2008/02/thriller-de-michael-jackson-faz-25-anos.html

- A história da música "Beat It"
http://ricardo5150.blogspot.com/2008/02/clip-do-dia_11.html



"Earth Song" - Michael Jackson

Nenhum comentário: