

Entretanto, apesar das muitas habilidades do ônibus, o fato que permanece é que é extremamente caro lançá-lo ao espaço. Cada meio quilo de carga útil na reentrância do ônibus tem um custo de US$10 mil para ser lançada.

A frota-X da NASA

Hoje, há vários novos aviões-X sendo desenvolvidos. Vamos conhecer três deles:
- X-37: que vai testar muitas tecnologias de aviões espaciais, incluindo as capacidades de reentrada na atmosfera;
- X-34: um veículo suborbitário que vai testar as tecnologias para reduzir os custos, tempo e pessoal para os lançamentos espaciais;
- X-33: um veículo de lançamento reutilizável (RLV) que é um protótipo para um substituto do ônibus espacial.

Dos três avião-X mencionados acima, o X-37 é o mais novo e mais rápido. Diferente de outros aviões espaciais, o X-37 é projetado para ser lançado no espaço em um veículo secundário. O avião programável e não tripulado vai viajar a bordo do ônibus espacial como um peso útil secundário. Uma vez em órbita, o X-37 vai ser lançado da reentrância de carga do ônibus. Ele ficará em órbita por 21 dias, realizando experimentos antes de retornar à Terra e aterrissar como um avião.
Em 1998, a NASA selecionou a Boeing (em inglês) para projetar o X-37 e, um ano depois, um acordo foi fechado para o desenvolvimento do novo avião espacial. O X-37 é apenas um dos três aviões projetados para ser um avião orbital e viajar em uma velocidade de 25 machs, o que significa que ele é capaz de viajar cerca de 28,163 km/h.

O X-37 parece um pouco com um modelo miniatura do ônibus espacial. Ele tem 8,38 metros de comprimento, é mais curto do que um ônibus espacial médio e tem apenas cerca da metade da extensão da atual reentrância de carga do ônibus espacial. Com 6 toneladas, o X-37 é extremamente leve para uma espaçonave da NASA, pesando cerca do equivalente a três veículos esportivos utilitários. Ele tem uma envergadura da asa de apenas 4,57 m e tem sua própria reentrância experimental, que mede 2,13 X 1,21 m.

Como o X-37, o avião espacial X-34 testa novas tecnologias para construir a futura nave espacial que vai custar menos. Entretanto, em 2004, o projeto do X-37 foi transferido da NASA para a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency) e se desconhece o seu status atual.

Em junho de 1999, a NASA prendeu o X-34 não tripulado à parte inferior de um porta-aviões L-1011 para um vôo de "transporte preso", no qual o X-34 permaneceu conectado ao L-1011 durante o vôo. Durante o vôo de teste, os cientistas foram capazes de analisar várias funções do X-34, incluindo o lançamento do foguete propulsor para o motor e as conexões elétricas entre o X-34 e o L-1011. Mais tarde, o X-34 será jogado do L-1011 a uma altitude de 12,192 metros e deslizará sem impulso por uma pista de aterrissagem.


Provavelmente, o mais ambicioso dos aviões espaciais da NASA e o mais caro, é o X-33. Ele também é o avião espacial que foi mais longe no desenvolvimento. Na próxima seção, vamos falar sobre um avião espacial baseado no projeto do X-33 que pode um dia substituir o ônibus espacial.

O X-33 é um protótipo para um veículo único de apenas um estágio em órbita. Seu formato de cunha é diferente de qualquer espaçonave anterior. Em sua base, o X-33 tem 23,5 m de largura e o veículo tem 21 m de comprimento. O propósito deste projeto é permitir que a espaçonave mantenha todo o propulsor necessário a bordo da nave, eliminando assim a necessidade para impulsionadores sólidos de foguete. Eliminando os impulsionadores e o tanque de combustível principal, a NASA cortará muito do peso de decolagem vertical que encarecem as missões do ônibus. Espera-se que os custos de lançamento do X-33, sejam apenas um décimo do custo de lançamento do ônibus espacial.

A NASA afirma que o motor do foguete Aerospike é mais eficiente do que o motor de foguete convencional Bell
Os dois únicos motores projetados propulsionarão a espaçonave. O X-33 será o primeiro avião espacial a usar os motores Linear Aerospike. O formato dos motores se encaixam melhor no avião espacial em formato de cunha do que os motores convencionais boca de sino, de acordo com a NASA. Em contraste com o bocal dos motores de foguete Bell, o bocal do Aerospike tem formato de V, chamado de rampa. Os gases quentes são atirados das câmaras ao logo do lado externo da superfície da rampa. Estes novos motores propulsarão o X-33 a velocidades de até 13 Machs (14,645 kph).

Fonte: UOL
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