
Alfred Hitchcock

Com uma carreira de muitos filmes, Hitchcock pode ser definido como um puro pensador do cinema. A partir do cinema, ele pensava o mundo. Em seus filmes, sempre há uma tensão: as coisas só se resolvem no final, mas sabemos quem é o culpado desde o início.

Hitchcock formou tendências para os filmes "thrillers" seguintes, e inspirou o trabalho de vários outros diretores importantes, como George Romero, Francis Ford Coppola, Dario Argento, Mel Brooks, Brian De Palma e Quentin Tarantino, que homenagearam o cineasta em seus filmes.
Filho de Emma e William Hitchcock, seu pai vendia frutas e verduras, e ele tinha mais dois irmãos. Estudou na rígida escola católica londrina de St. Ignatius College.
Aos 14 anos, com a morte do pai, ele deixou a escola. Começou a trabalhar na companhia Henley, como fabricante de cabos elétricos, onde desenvolveu trabalhos em design gráfico de publicidade.
Sua carreira cinematográfica começou em 1920, na Paramount Pictures fazendo “cartão" que aparecia em diálogos de filmes mudos. Aprendeu rapidamente a criar roteiros e editar. Em 1922, tornou-se cenógrafo e assistente de direção. Entre 1923 e 1925, trabalhou em Berlim, na UFA (Universum Film AG).
A criatividade do mestre do suspense surpreendeu os dirigentes do estúdio, que decidiram promovê-lo e, em 1925, ele ganhou a primeira chance como diretor no filme “The Pleasure Garden”, feito pela Ufa Studios na Alemanha.

Alma participou como roteirista e integrante da equipe de produção em dezenas de filmes do cineasta. O casal teve uma filha em 1928, Patricia Hitchcock, que teve sua carreira no cinema lançada pelo pai, e chegou a participar com pequenos papéis em filmes como "Pavor nos Bastidores", "Pacto Sinistro" e "Psicose".

Podemos dividir a filmografia do mestre do suspense em duas fases: a inglesa e a americana.
Fase Inglesa

O segundo filme pela companhia foi “The 39 Steps” (39 Degraus), em 1935, considerado o melhor filme deste período. É o primeiro filme que Hitchcock usa o elemento de fuga de um inocente. O seu próximo sucesso foi “The Lady Vanishes” (A Dama Oculta, 1938), que envolvia intriga internacional.
Todos esses filmes chamaram a atenção de Hollywood e, em 1939, Hitchcock mudou-se para os Estados Unidos.
Sinopse de “A Dama Oculta”, clássico da fase inglesa:

Direção: Alfred Hitchcock
Gênero: Suspense
Origem: Reino Unido
Duração: 97 minutos

Fase americana

“Saboteur” (Sabotador), de 1942, foi o primeiro de dois filmes feitos pela Universal; “A Sombra de uma Dúvida” foi o segundo, e era um dos filmes preferidos de Hitchcock.
Hitchcock entendeu rápido como funcionava a máquina Hollywood, conseguindo passar tranqüilidade para os produtores – o que ele sabia que garantiria a independência para a realização de seus filmes.
Em 1980, Alfred Hitchcock recebeu a KBE da Ordem do Império Britânico, da mãos da Rainha Elizabeth II. Morreu quatro meses depois, de insuficiência renal, em sua casa em Los Angeles.
Sinopse de “Psicose”, expoente da fase americana:

Direção: Alfred Hitchcock
País: Estados Unidos
Duração: 109 min.
Gênero: Suspense
Curiosidades e características do cinema de Hitchcock

Alguns exemplos de aparições de Hitchcock:
- Rear Window: aparece dentro do apartamento do pianista.
- Psycho: passa a frente do escritório de Marion trabalho com chapéu de cowboy.
- Torn Courtain: aparece logo aos oito minutos segurando um bebê no hall do hotel em que os protagonistas se hospedam.
- Frenzy: aparece no início do filme, no meio da multidão que está às margens do rio quando um corpo da vítima aparece boiando.
- Suspicion: aparece enviando uma carta no posto dos correios da cidade.
- Shadow of a Doubt: aparece num trem, jogando cartas com um homem e uma mulher.
- Spellbound: sai do elevador do Empire Hotel carregando uma maleta de violino e fumando um cigarro.
- Blackmail: aparece em cena como um passageiro no metrô que é importunado por um garoto.
- Family Plot: aparece o seu perfil por trás do vidro de uma porta como se estivesse a falar para outra pessoa e a gesticular.
- Dial M For Murder: aparece no canto inferior esquerdo de uma fotografia pendurada na parede da sala.
- The Birds: aparece passeando pela calçada do lado de fora da loja de animais.
- Lifeboat: aparece posando para fotos "Antes & Depois" a respeito de um remédio para emagrecimento chamado "Reduco", mostrado num jornal durante o filme.
- Rope: aparece duas vezes. Logo no início, aparece atravessando a rua. Mais tarde, uma caricatura de Hitchcock aparece num neon que reflete na janela do apartamento dos assassinos, em Nova York. Esta é uma referência à aparição feita em Lifeboat, onde se lê "Reduco", como na aparição feita quatro anos antes.
Suspense

Outro uso recorrente para o suspense era a inclusão da escada, presente na seqüência final de “Notorious” e na mansão de Norman Bates de “Psicose”.
MacGuffin
MacGuffin é um termo usado pelo cineasta para inserir um objeto que serve de pretexto para avançar na história sem que ele tenha muita importância no conteúdo da mesma. O MacGuffin de "Psicose" é o dinheiro roubado do patrão. O dinheiro só serve para conduzir a personagem Marion Crane até o Motel Bates, mas ao chegar ao Motel o dinheiro perde a importância no desenrolar da história. Já o MacGuffin de "Torn Courtain" é a fórmula que possibilitaria a construção de um anti-míssil. É para conseguir a fórmula que o personagem principal parece desertar para Berlim Oriental, é seguido pela noiva e daí desenvolve-se o enredo.
Personagens femininas

Personagens masculinos

Filmografia da fase inglesa
• O Locatário (The Lodger - A Story of the London Fog, 1927), mudo;
• Chantagem e Confissão (Blackmail, 1929);
• Assassinato (Murder!, 1930) ;
• O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1934);
• Os Trinta e Nove Degraus (The Thirty-Nine Steps, 1935);
• O Marido Era o Culpado (Sabotage, 1936);
• O Agente Secreto (Secret Agent, 1936);
• Jovem e Inocente (Young and Innocent, 1937);
• A Dama Oculta (The Lady Vanishes, 1938);
• Estalagem Maldita (Jamaica Inn, 1939).
Filmografia da fase americana
• Rebecca, a Mulher Inesquecível (Rebecca, 1940);
• Correspondente Estrangeiro (Foreign Correspondent, 1940);
• Suspeita (Suspicion, 1941);
• Sabotador (Saboteur, 1942);
• A Sombra de Uma Dúvida (Shadow of a Doubt, 1943);
• Quando Fala o Coração (Spellbound, 1945);
• Interlúdio (Notorious, 1946);
• Agonia de Amor (The Paradise Case, 1947);
• Festim Diabólico (Rope, 1948);
• Sob o Signo de Capricórnio (Under Capricorn, 1949);
• Pavor nos Bastidores (Stage Fright, 1950);
• Pacto Sinistro (Strangers on a Train, 1951);
• A Tortura do Silêncio (I Confess, 1953);
• Disque M Para Matar (Dial M For Murder, 1954);
• Janela Indiscreta (Rear Window, 1954);
• Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955);
• O Terceiro Tiro (The Trouble With Harry, 1955);
• O Homem Que Sabia Demais (The Man Who Knew Too Much, 1956);
• O Homem Errado (The Wrong Man, 1956);
• Um Corpo Que Cai (Vertigo, 1958);
• Intriga Internacional (North By Northwest, 1959);
• Psicose (Psycho, 1960);
• Os Pássaros (The Birds, 1963);
• Marnie, Confissões de uma Ladra (Marnie, 1964);
• Cortina Rasgada (Torn Curtain, 1966);
• Topázio (Topaz, 1969);
• Frenesi (Frenzy, 1972);
• Trama Macabra (Family Plot, 1976).
Principais prêmios

Apesar de indicado seis vezes ao Oscar, cinco vezes como melhor diretor e uma como melhor produtor, jamais recebeu a cobiçada estatueta, juntando-se a outro gênio cinematográfico também nunca agraciado com o prêmio máximo da academia, Stanley Kubrick.
Suas seis indicações aos Oscar foram pelos filmes Rebecca (1940), Lifeboat (1944), Spellbound (1945), Rear Window (1954) e Psycho (1960), como diretor; e Suspicion (1941), como produtor.
É considerado pelo The Screen Directory, uma das mais sérias e respeitadas publicações sobre cinema do mundo, como o "maior diretor de todos os tempos".
Viviane Ponst
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