Stanley Kubrick
Elogiado e criticado na mesma medida, Stanley Kubrick é considerado um dos cineastas mais importantes do século e responsável por uma obra polêmica. Algumas de suas obras mais famosas foram produzidas na Inglaterra e sua filmografia foge dos parâmetros de Hollywood.

Estreou como cineasta de curta-metragens aos 22 anos. Aos 25, obteve uma grande ajuda financeira do pai, que penhorou a casa para a produção de “Fear and Desire” (1953), seu primeiro longa-metragem.

Em seguida, Kubrick realizou outro longa, “A Morte Passou Por Perto” (Killer's Kiss, 1955), outro filme pouco divulgado e de difícil acesso. Mas é a partir de “O Grande Golpe” (The Killing, 1956) que sua carreira começa a funcionar.
Seu primeiro sucesso foi "Glória Feita de Sangue" (Paths Of Glory, 1957) extraordinário filme de guerra, em que analisa profundamente os limites entre o patriotismo e a insanidade bélica. A ação se passa na França, o que ocasionou, por vários anos, a proibição da exibição do filme naquele país.

Foi com esse pensamento que se muda para a Inglaterra em 1962. Antes de se exilar na Inglaterra, ainda filmou Lolita, baseado em Nabokov, mais uma vez gerando escândalo e atraindo a fama de cineasta perigosamente radical (ou imoral).

Em 1968, após cinco anos de produção, chega às telas “2001: Uma Odisséia no Espaço”. Para muitas pessoas, é a melhor ficção científica já filmada, com efeitos especiais inovadores para a época, porém com uma recepção fria da crítica.
Em 1971 faz a adaptação do livro “A Laranja Mecânica”, de Anthony Burgess, focado na violência humana e, principalmente, na da juventude. Causou grande polêmica na época de seu lançamento e foi acusado de incitar a bárbarie.


Quase no final dos anos 80, Kubrick ressurgiria dando ênfase à guerra. Dessa vez a do Vietnã. Saída do livro de Gustav Hasford, “Nascido Para Matar” (Full Metal Jacket, 1987) é quase que uma versão "Kubrickiana" de “Apocalypse Now”. O filme é praticamente dividido em duas partes: a preparação para a guerra e o ambiente de combate. Kubrick disse que ficou frustrado com o fato de que antes da estréia do filme dois outros longas sobre o tema já tinham sido lançados com sucesso: “Os Gritos do Silêncio” (The Killing Fields, 1984) e “Platoon” (1986). Ainda como destaque da produção está o imenso set erguido em Londres para a batalha final.
Curiosidades
• A grande maioria de sua obra retrata personagens que sofrem um processo gradual de desintegração psicológica que muitas vezes as conduz à loucura.
• A grande maioria dos filmes de Kubrick possui ao menos uma cena importante que se passa em um banheiro.
• Avesso a dar entrevistas, Kubrick repugnava a falta de profissionalismo dos atores e suas personalidades mimadas. Um dos motivos para as repetições de cenas era o fato de que "os atores memorizavam, mas não compreendiam as falas”.
• Durante as filmagens de “O Iluminado” teve problemas de relacionamento. Consta que o ator Jack Nicholson teria ficado enfurecido com Kubrick devido ao seu perfeccionismo, dizendo-lhe: "só porque você é perfeccionista não quer dizer que seja perfeito".

• Kubrick morreu exatamente 666 dias antes de 2001, na Inglaterra, o verdadeiro lar que adotou após brigas com a indústria cinematográfica de seu país (EUA).
Final de Carreira

Filmografia
1999 - EYES WIDE SHUT (DE OLHOS BEM FECHADOS)
1987 - FULL METAL JACKET (NASCIDO PARA MATAR)
1980 - THE SHINING (O ILUMINADO)
1975 - BARRY LYNDON (BARRY LYNDON)
1971 - A CLOCKWORK ORANGE (A LARANJA MECÂNICA)
1968 - 2001: A SPACE ODISSEY (2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO)
1964 - DR. STRANGELOVE OR: HOW I LEARNED TO
STOP WORRYING AND LOVE THE BOMB (DR. FANTÁSTICO)
1962 - LOLITA (LOLITA)
1960 - SPARTACUS (SPARTACUS)
1957 - PATHS OF GLORY (GLÓRIA FEITA DE SANGUE)
1956 - THE KILLING (O GRANDE GOLPE)
1955 - KILLER'S KISS (A MORTE PASSOU POR PERTO)
1953 - FEAR AND DESIRE
Prêmios e nomeações
- Recebeu quatro nomeações ao Oscar de Melhor Realizador, por "Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" (1964), "2001: A Space Odissey" (1968), "A Clockwork Orange" (1971) e "Barry Lyndon" (1975).
- Recebeu três nomeações ao Oscar como produtor, por "Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" (1964), "A Clockwork Orange" (1971) e "Barry Lyndon" (1975).
- Recebeu cinco nomeações ao Oscar como argumentista, por "Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb" (1964), "2001: A Space Odissey" (1968), "A Clockwork Orange" (1971), "Barry Lyndon" (1975) e "Full Metal Jacket" (1987).
- Ganhou um Óscar de Melhores Efeitos Especiais, por "2001: A Space Odissey" (1968).
Recebeu duas nomeações ao Globo de Ouro, na categoria de Melhor Realizador, por "A Clockwork Orange" (1971) e "Barry Lyndon" (1975).
- Recebeu uma nomeação à Framboesa de Ouro de Pior Realizador, por "The Shining" (1980).
- Ganhou em 1997 um Leão de Ouro, no Festival de Veneza, pela sua contribuição ao cinema.
- Ganhou em 1997 um Prémio do Director's Guild of American, pelo conjunto da sua obra cinematográfica.
- Ganhou em 1988 o Prémio Luchino Visconti (Itália), pela sua contribuição ao cinema.
Viviane Ponst
Nenhum comentário:
Postar um comentário