

Ocorre no Centro-Oeste e no Sul do Brasil, como também no Uruguai, Paraguai e Argentina. É classificada na série solenóglifa, quanto ao tipo de dentição, por ter as presas inoculadoras de veneno varadas por canais para a condução do veneno produzido em glândulas.


Possui hábitos crepusculares e noturnos, sendo assim sua visão não é muito útil, sendo utilizado na caça a fosseta loreal, para localizar a presa através do calor do corpo da mesma, e da língua para rastrear a presa morta pela ação do veneno. Habita campos e outras áreas abertas e pedregosas.


Sua dentição é solenóglifa, isto é possuem presas canaliculares e curvadas para traz, situadas na porção anterior do maxilar móvel. É uma das maiores produtoras de veneno, chegando até a 380mg por extração.


O veneno da urutu-cruzeiro (Bothrops alternatus) é de ação parecida com a da jararaca, inclusive se administra o mesmo tipo de soro para pessoas picadas por qualquer uma dessas espécies. A vítima não tomando o soro, poderá falecer por insuficiência renal dentro de alguns poucos dias ou ainda perder o membro picado.

Fontes: Colégio São Francisco / Wikipédia / Paulo Sérgio Bernarde
Um comentário:
Estou com uma destas aqui em casa. Dentro de um pote. Gostaria de não mata lá. E sim algo útil.
Postar um comentário