O palácio de Petra é um importante enclave arqueológico na Jordânia.
Situado na bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Wadi Araba, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba, foi considerada no dia 7 de Julho de 2007 , numa cerimónia realizada em Lisboa, Portugal, uma das Novas sete maravilhas do mundo.
Petra foi construída po r volta do século VI A .C. pelos nabateus , durante o Império Persa .
Os nabateus eram beduínos que viviam do comércio de especiarias, como incenso, mirra e plantas aromáticas. Em torno de 60 A.C. Petra foi conquistada e anexada ao Império Romano.
As ruínas de Petra foram objeto de curiosidade a partir da Idade Média, atraíndo visitantes como o sultão Baybars do Egipto, no princípio do século XIII.
O primeiro europeu a descobrir as ruínas de Petra foi Johann Ludwig Burckhardt (1812), tendo o primeiro estudo arqueológico científico sido empreendido por Ernst Brünnow e Alfred von Domaszewski, publicado na sua obra Die Provincia Arabia (1904).
Curiosidades
- Petra é famosa principalmente pelos seus monumentos escavados na rocha, que apresentam fachadas de tipo helenístico (como o célebre El Khazneh).
- Peritos no domínio da hidráulica, os Nabateus dotaram a cidade de um enorme sistema de túneis e de câmaras de água. Um teatro, construído à imagem dos modelos greco-romanos, dispunha de capacidade para 4000 espectadores.
- Os nabateus construíram em Petra um sofisticado sistema hidráulico com túneis e câmaras de água.
- No ano 551, um segundo grande terremoto destruiu quase toda a cidade e Petra nunca mais foi habitada.
- Por 600 anos pensou-se que esta cidade no meio do deserto da Jordânia era lendária como Atlântida e Tróia.
- O palácio é apenas uma dentre as muitas construções grandiosas em Petra, todas esculpidas em calcário.
Fontes: Slideshare / Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nossa!! Caraca, que coisa mais linda isso!!! Fiquei passada. Mto xike meeeesmo.
Bjks
Postar um comentário