O PENDRAGON foi criado no ano de 1976, na cidadezinha de Stroud, condado de Gloucestshire, Inglaterra, pelo jovem entusiasta Nick Barrett e alguns colegas de escola. Inicialmente o nome da banda era Zeus Pendragon, que seria encurtado dois anos depois.
O primeiro LP do grupo saiu em 1985, quase ao mesmo tempo do clássico do Marillion, Misplaced Childhood. Nesta época várias bandas formavam parte de uma cena que resgatava o rock progressivo de seu limbo depois de ser abertamente criticada por punks e críticos como música ultrapassada. Nomes como Pallas, Jadis, IQ, Twelfth Night, além do próprio Marillion mostraram que o estilo estava mais vivo do que nunca. Consequentemente The Jewel, o LP de estréia do Pendragon, foi muito bem recebido por um público ávido de novidades neste campo.
A importância do Pendragon ainda se estende por um campo maior ao percebermos, que, juntamente com o Marillion e o IQ, foi uma das maiores influenciadoras de bandas surgidas na década seguinte e ainda hoje dentro do contexto progressivo. E muito se deve a esse álbum de estréia que está baseado numa proposta que alia uma revitalização dos elementos progressivos dos anos 70 com o frescor típico do rock convencional produzido nos anos 80, porém com muita isenção e qualidade, nunca descambando para o apelo comercial que acabaria por tragar dezenas de bandas clássicas da década de 70.
É notório que o Pendragon conseguiu uma evolução musical ao longo de sua carreira, muitos afirmam que a banda atingiu a maturidade dez anos depois do álbum de estréia com o lançamento do "The Masquerade Overture" e uma respectiva tour mundial vitoriosa, inclusive com passagens por Argentina e Brasil com sucesso, mas sem dúvida alguma "The Jewel" continua sendo um dos melhores trabalhos do grupo, em nada deixando a desejar perante os trabalhos posteriores.
"Nostradamus (Stargazing)" - Pendragon
quinta-feira, novembro 05, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário