Nem preciso dizer o quanto sou fã do GARFIELD...
Suas tiras são simplesmente geniais, tudo a ver com nosso cotidiano! Quem me conhece sabe que sou admirador de quadrinhos de vários estilos, mas esse personagem é o que mais me chama a atenção, talvez pelo fato de me identificar com o mesmo. E não pelo fato de eu odiar as segundas-feiras ou adorar lazanha como o GARFIELD, mas pelas situações criadas pelo desenhista JIM DAVIS, o criador de GARFIELD. Assuntos como gastronomia, relacionamentos amorosos (em se tratando do personagem JON ARBUCKLE, dono do GARFIELD), relação entre dono e animal doméstico, a chegada do natal, aniversário, sono, etc... Em certas ocasiões, pode-se até tirar várias "lições" de algumas de suas tiras, o que é o mais bacana. Assim, resolvi publicar algumas de suas tirinhas aqui no BLOG, e espero que gostem...
Falemos um pouco sobre o personagem e seu criador...
Com uma imensa legião de seguidores, suas tiras circulam em mais de 2.500 jornais de vários países e fazem sucesso por suas aventuras se enquadrarem em qualquer sociedade. Essa é, com certeza, a fórmula de tanto cartaz. Além, é claro, de seu jeito especial que conquista todos. Esse simpático e mal humorado gato quase sempre está acompanhado por Odie, seu fiel assistente, por Jon, seu dono, por sua colega Arlene e por Nermal.
Criado por Jim Davis, em 1978, Garfield ganhou o nome do avô do cartunista, James Garfield David. Simplesmente doméstico, esse gato gordo não possui uma raça definida (a equipe do Pet Friends consultou, através de e-mail, o criador do Garfield, que afirmou ser ele apenas um gato doméstico, cor de laranja). Conhecido em todo o mundo, sua história teve início na infância de Davis.
Quando criança, seu inventor tinha asma e precisava ficar muito tempo na cama. Para que pudesse se entreter, sua mãe o incentivou a desenhar. Seus rabiscos eram tão feios que precisavam ser decifrados, mas, felizmente, seu estilo se aprimorou e, em sua primeira criação, usou um inseto como protagonista, com o qual as pessoas não se identificavam, apesar de engraçado. Por esse motivo, Jim Davis voltou a sua atenção para desenvolver um tipo em quem qualquer um pudesse se reconhecer.
Ao perceber que havia uma grande quantidade de tiras sobre cachorros, decidiu que seu principal personagem seria um gato. Ao lembrar-se de sua infância na fazenda, onde possuía 25 gatos como amigos de estimação, resolveu que seu herói teria o seu próprio humor, que é um tanto quanto fora do padrão.
Ricardo M. Freire
Abaixo, de presente pra vocês, a primeira tira do GARFIELD publicada em 19/06/1978.
(Reparem na mudança dos traços através dos anos)