Recentemente a espaçonave Messenger da NASA sobrevoou o planeta Mercúrio e fotografou uma extensa região de terreno nunca antes visto.
A cratera de raios luminosos Debussy está em destaque no canto superior direito.
Possui 80 km (50 milhas) de diâmetro. O terreno de fundo da imagem histórica se extende até o pólo sul de Mercúrio, e inclui uma região nunca anteriormente fotografada do espaço.
Mais de 1.200 imagens de alta resolução do planeta já chegaram na Terra.
A equipe da Messenger está extremamente satisfeita pela soberba performance da espaçonave e da carga.
A mais supreendente característica desta área recém fotografada é o extenso padrão de raios cruzando para baixo nas regiões norte do planeta. O sistema de raios parece surgir de uma cratera relativamente jovem que já havia sido vista anteriormente por imagens de radar localizados na Terra, mas fotografada por uma espaçonave pela primeira vez somente ontem. Esta vista do planeta é totalmente diferente daquela que a Messenger obteve durante seu primeiro sobrevôo em janeiro de 2008.
Em meados dos anos 70 quando a Mariner 10 sobrevoou Mercúrio três vezes, a sonda fotografou menos da metade do planeta. O primeiro sobrevôo da Messenger cobriu outros 20% da superfície do planeta. Em 2008 a Messenger completou com sucesso o seu segundo sobrevôo de Mercúrio, revelando outros 30 porcento da superfície de Mercúrio que nunca tinha sido vista por espaçonaves.
Fontes: Astronomia na Web / Nasa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário