CHUCK BERRY, ou Charles Edward Anderson Berry, nasceu em Saint Louis, Missouri, no dia 18 de outubro de 1926.
É compositor, cantor e guitarrista, sendo apontado por muitos como o inventor do Rock and Roll.
Cedo se iniciou na música, participando de corais evangélicos, influenciado pelo pai pastor protestante. Curiosamente apenas em 1940 Berry teve seu primeiro contato com uma guitarra, pouco antes de passar uma temporada em um reformatório juvenil por furto. Após sair do reformatório Berry havia se desinteressado da música, trabalhou alguns anos em uma fábrica de automóveis e por pouco não se tornou cabeleireiro profissional. Apenas em 1946 voltou a tocar.
Em 1952 tocava profissionalmente em uma banda de estilo blues-country. A medida que o guitarrista se destacava como atração principal dos palcos onde tocava o nome do grupo foi mudado para Chuck Berry Combo. Participavam da banda Johnnie Johnson (o homenageado oficial da música Johnny B. Goode) e Eddie Hardy (baterista).
O destino sorriu para Berry na figura de Muddy Waters, antigo ídolo e sua principal influência. Waters recomendou a Berry que procurasse a Chess Records para gravar um single. Com o apadrinhamento de Muddy Waters poucas semanas depois Chuck Berry Gravou (com Willie Dixon no piano) duas músicas. Ida May (pouco mais tarde regravada como Maybellene) e Wee Wee Hours.
O single chegou ao número 5 nos Estados Unidos. Era o começo do sucesso. Menos de um ano após isto Berry já vendia mais discos que todo o staff da gravadora Chess somado. Os maiores sucessos de Berry provém deste início de carreira, músicas como "Johnny B. Goode", "School Day's", "Roll Over Beethoven", entre outras.
Mais do que tocar rock, Chuck Berry criou um estilo com suas letras e presença de palco que viriam a ser influência de todos dali para frente.
"Johnny B. Goode" - Chuck Berry
domingo, setembro 27, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário