domingo, agosto 15, 2010

A gigantesca estrela R136a1

A gigantesca estrela R136a1

Cientistas descobriram em uma galáxia satélite a mais volumosa e brilhante estrela do universo. Batizada de R136a1, o astro tem uma massa 320 vezes maior que a do Sol e brilha 20 vezes mais que o do nosso sistema, o que permitiu o limite previamente aceito para a massa solar.A descoberta, anunciada pelo Observatório Espacial Europeu, foi fruto de uma pesquisa realizada por cientistas britânicos, malaios e alemães, e publicada na revista científica The Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. A equipe utilizou o Telescópio Extremamente Grande, no Chile, pertencente à Organização Europeia para a Investigação Astronômica no Hemisfério Sul, que reúne 14 países, e informações de arquivo captadas pelo telescópio espacial Hubble, da Nasa.Ao contrário dos humanos, estas estrelas nascem pesadas e perdem peso ao envelhecerem. A R136a1 já está na meia-idade e passou por um intenso programa de perda de peso.
A gigantesca estrela foi identificada como o centro de estrelas na Nebulosa de Tarântula, uma expansiva nuvem de gás e poeira da Grande Nuvem de Magalhães, galáxia que fica a 165 mil anos-luz da Via Láctea.Astrônomos enfrentaram um desafio para descobrir a origem das estrelas. Tanto, se elas surgiram grandes ou pequenas, as estrelas se juntaram para produzi-las.
É pouco provável que esse recorde seja quebrado, devido à raridade desses monstros. Caso substituísse o Sol, sua grande massa reduziria a duração do ano da Terra em três semanas e banharia a Terra com uma radiação ultravioleta incrivelmente intensa, tornando impossível a vida em nosso planeta.


Fonte: JB On Line

Um comentário:

Rei/SP disse...

Como sempre, bons "posts" neste blog. Sobre esta R136a1 (parece um password!) é um fato muito interessante, previsível e esta descoberta comprova as teorias da evolução estelar. Sobre o artigo em si, a redação está muito esquisita, dá a impressão que o autor desse artigo utilizou o tradutor do Google e o adaptou p/ a publicação no site do JB. De qq forma, Ricardo, parabéns pelo teu trabalho no blog! até+++