Correndo sobre a água
O que você pensaria se visse alguém correndo em cima d'água? Na certa você diria: "acho que estou sonhando". Mas isso é possível e não é um sonho, é uma realidade! O autor da proeza é um tipo de lagarto chamado BASILISCO que vive nas florestas da América Central e que pode correr sobre a água, e pode fazer isto extremamente rápido. Durante uma fuga de um predador, dirigem-se para um curso de água, que pode ter até 50 metros. Na água, o Basilisco pode correr a uma velocidade de 1,5 metros por segundo durante aproximadamente 4.5 metros antes de afundar e começar a nadar.
O Basilisco consegue a incrível marca de 20 passos por segundo. É uma corrida alucinada que deixa para trás qualquer predador quando colocam-se correndo sobre as patas traseiras como uma pessoa ou ave. É como se ele tivesse pés de patos. Além disso, é um animal extremamente leve, pesa cerca de 90 gramas.
Abas na parte de trás das patas permitem que ele patine na água. Estas abas se enrolam quando ele caminha na terra. Se surgir algum perigo, ele rapidamente vai para a água e corre veloz, enquanto as abas que ficam atrás das patas se abrem e se alargam o suficiente para ele poder correr sobre a água.
Os longos dedos traseiros possuem uma dobra de pele cada que, quando o Basilisco se põe a correr, se abrem durante a descida da pata, e se fecham imediatamente quando puxado para cima. Então esta dobra apresenta uma certa resistência que o permite se manter acima da superfície.
Trata-se de uma fileira de escamas ao redor de cada dedo, o que aumenta sua estabilidade sobre a linha d'água. Além disso, ao bater a pata sobre a água, uma bolha de ar se forma, ajudando a sustentar o seu peso. A estratégia fundamental é a agilidade e a velocidade do bicho. Antes que a pata estoure a bolha e afunde, ele consegue dar o próximo passo.
Ricardo M. Freire