quinta-feira, dezembro 27, 2007

Elimine as traças de sua casa

Elimine as traças de sua casa

Estava eu por estes dias na casa de meu pai e reparei certos "bichinhos" andando pelo chão ou pelas paredes. Descobri que são os "peixinhos de prata", ou como são conhecidos por todos, como as temidas "traças".

Traça é a denominação popular dada a diferentes grupos de insetos, podendo variar entre regiões ou países. No Brasil este nome se refere à ordem Thysanura (que na Europa é chamado de lepisma). As mais encontradas são as conhecidas como "traça das roupas" e a "traça dos livros".
As traças dos livros têm seu aspecto que lembra um peixe prateado, daí um dos seus nomes "peixinho de prata", em inglês "silverfish". As espécies encontradas nas residências têm coloração cinza prateada. O seu tamanho varia de 0,85 a 1,3 cm, dependendo da espécie e do ínstar (estágio de desenvolvimento).
Na Europa o nome traça se relaciona com a ordem Lepidoptera relacionado com as borboletas.
São os insetos da ordem Thysanura, que é desprovida de asas e se alimenta de detritos (detritívoros). Comumente encontrados vivendo nos domicílios entre papéis e roupas, dos quais se alimentam, sendo por isso considerados como pragas caseiras. No ambiente silvestre vivem no meio do folhiço se alimentando de folhas caídas e insetos mortos.
As traças representam a grande maioria das espécies de lepidópteros e correspondem a 121 famílias desta ordem (num total de 127).
O grupo das traças recebe a designação informal de Heterocera e distingue-se das borboletas pelos seguintes critérios: as antenas das traças são bastante variadas conforme a espécie, e apresentam normalmente forma de plumas; hábitos de vida noturnos ou crepusculares; metamorfose da pupa num casulo mole; coloração monótona adaptada ao modo de vida noturno; posição de repouso com as asas abertas e corpo arredondado e robusto.
Algumas espécies de traça são importantes economicamente, quer do ponto de vista positivo ou negativo. Por outro lado, há espécies que são consideradas como pragas agrícolas e florestais. As taturanas são lagartas venenosas que provocam inúmeros acidentes no Brasil e que correspondem ao estado larval do género de traça Lonomia. Na escala familiar, as traças são conhecidas pelos estragos que causam ao alimentarem-se de roupa feita de lã.


Dicas de como eliminar ou afugentar as traças:

1) Limpe cuidadosamente toda sua casa. Dedique especial atenção para locais escuros e escondidos. É justamente nesses pontos que você encontrará maior concentração de traças;

2)Coloque saquinhos com serragem de cedro dentro dos armários e recintos visitados pelas traças. Além de combater as traças, a serragem de cedro evita cheiros de mofo. Grãos de pimenta-do-reino também ajudam.

3) Cascas de limão secas e alguns cravos-da-índia espalhados pelas roupas do armário afugentam esses insetos. Muitos usam saquinhos de lavanda para esta finalidade;

4)Como parte da "operação varredura", assim que detectar uma traça, apele imediatamente para a vassoura, o aspirador de pó ou então, retire-a com o auxílio de um pequeno pedaço de papel. Não permita que qualquer traça continue a decorar sua parede, dependurada em solene tranqüilidade triunfante diante do seu imobilismo.


Obs.: E eu que vivia avistando estes bichinhos aparentemente "inofensivos" e não sabia o que eram...

Ricardo M. Freire