Lêmure Tarsier
Lêmure Tarsier, é um pequeno mamífero, que chega a medir no máximo 35 centímetros, e usa seus grandes olhos em suas atividades noturnas.
Seu nome vem do alongado osso tarso, do pé.
Este pequeno primata encontrado na península Malaia, nas florestas do Brunei, Indonésia e Ilhas vizinhas, não é agressivo. Ele ataca apenas insetos e pequenos vertebrados de que se alimenta.
O Tarsier é quase do tamanho de um rato. Tem a cabeça redonda, coxas fortes, pernas delgadas e uma longa cauda escamosa.
Devido à sua cara chata e olhos grandes, os nativos atribuíam-lhe poderes sobrenaturais; ele era objeto de muitas lendas. Pensavam, por exemplo, que ele podia comer brasas, que era uma miniatura de leão ou tinha o dom de enfeitiçar.
A família Tarsiidae compôe-se de 3 espécies. a mais difundida é o társio-espectro que se alimenta de gafanhotos, frutos e largatos. Por sua maneira de pular de árvore em árvore, prendendo-se nos galhos pelas almofadas adesivas dos "dedos", ele é muitas vezes confundido com a rã-de-árvore. É um animal noturno, e macho e fêmea formam um par muito unido.
Outra curiosidade desse animal esquisito é que ele é capaz de ingerir até 10% do seu peso por dia!
Também está ameaçado de extinção.
Fonte: Yahoo
domingo, junho 22, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
ele parece com a minha melhor amiga!!!!!!
muito fofo
Postar um comentário