Você sabia que o vulcão Etna, que ainda hoje está ativo na Itália, causou a morte de mais de 20 mil pessoas no dia 8 de março de 1669?
O Etna está localizado a 3.340 metros de altitude, na costa oriental da ilha italiana da Sicília. A erupção de 1669 destruiu a cidade de Catania, localizada em uma das encostas do vulcão.
Vulcão é uma estrutura sólida criada quando lava, gases e partículas quentes (como cinzas) escapam para a superfície terrestre. Injeta altas quantidades de poeira, gás e aerossóis na atmosfera, podendo causar resfriamento climático temporário. São freqüentemente considerados causadores de poluição natural.
Tipicamente, vulcões apresentam formato cônico e montanhoso. Um vulcão está ativo quando está em erupção, ou entrou em erupção recentemente. Vulcões que não entraram em erupção recentemente, mas que são considerados de provável erupção no futuro são classificados como adormecidos. Um vulcão que não entrou em erupção recentemente, e do qual não se espera mais erupções, é classificado como extinto.
A erupção de um vulcão é considerada um grave desastre natural, por vezes de consequências planetárias. Assim como outros desastres dessa natureza, são imprevisíveis, impreveníveis e causam danos indiscriminados. Assim, tendem a desvalorizar os imóveis localizados em suas vizinhanças.
Por outro lado, os arredores de vulcões, formados de lava resfriada, tendem a ser compostos de solos bastante férteis para a agricultura.
Fonte: Unificado
segunda-feira, junho 16, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário