22 de março: Dia Internacional da Água
A Assembléia Geral das Nações Unidas adotou a resolução A/RES/47/193, de 22 de fevereiro de 1993, através da qual 22 de março de cada ano, a partir de 1993, seria declarado o "Dia Mundial das Águas".
Os oceanos, os mares, as geleiras, as neves, os lagos e os rios cobrem aproximadamente dois terços da superfície da Terra. Os cientistas calculam o seu volume total em 1,42 bilhões de km, cuja maior parte (95,1%) está composta pelas águas salgadas dos mares e oceanos.
Os 4,9% restantes constituem-se de água doce, distribuída entre as geleiras polares, que ocupam 97% desse precioso volume; e a água na forma líquida, disponível para o nosso uso, cujo volume é estimado em pouco mais de 2 milhões de km. Assim, 99,9% das águas de nosso planeta são águas salgadas ou permanentemente congeladas.
Atualmente, o ser humano utiliza 54% da água doce acessível dos rios, lagos e aqüíferos; se continuar aumentando a sua utilização no ritmo atual, dentro de 25 anos a humanidade absorverá 90% da água doce disponível no planeta, deixando apenas 10% para as outras espécies.
Mais da metade dos rios do mundo está totalmente poluída, provocando assoreamento e diminuição do seu volume, sendo que a sua extrema exploração provoca secas cada vez mais drásticas.
Fonte: Planeta Orgânico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário