Você sabia que os soldados do Exército Brasileiro, em exercícios de sobrevivência, utilizam o tapuru como meio de subsistência e nutrição?
Denomina-se "tapuru", na linguagem cabocla da região amazônica, o estágio larvário de um animal invertebrado, encontrado no interior dos côcos de algumas palmáceas da região Norte e Nordeste do Brasil, como o dendê, a piaçava, o licurí, o inajá e a babaçu.
O conhecimento de sua utilização como fonte de alimento, foi herdado pelo caboclo e pelo combatente de selva, do costume tradicional indígena das tribos parakanã, tiriyo, tucano e yanomani, onde é consumido em grande escala e conhecido, também, com a denominação de naatanga.
O tapuru pode ser facilmente obtido e encontrado todo o ano na selva. Seu alto valor nutritivo em relação aos demais alimentos encontrados na selva, comprovado por pesquisas científicas, faz desta larva uma fonte importante de proteína e carboidratos e um excelente alimento para a gente da floresta.
Inicialmente, moscas colocam os ovos dentro do fruto e, em cerca de oito dias, as larvas tapurus, de coloração esbranquiçadas, começam a se alimentar e se desenvolver dentro das frutas.
Recomenda-se que o tapuru seja ingerido somente quando vivo.
Fontes: De Olho Na Ciência / Exército Brasileiro
domingo, junho 22, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Olá, ricardo estes bichinhos estão aparecendo na minha cozinha. Você sabe Por que?
sempre aparece tapuru na minha cozinha.
Aparece na minha cozinha tb. Gostaria de saber o motivo e o que faço.
Renan - renannl@yahoo.com.br
Tem tapuru na sua cozinha porque você não limpa!!! Tapuru é cocô de mosca, dá muito no lixo.
oi ricardo esses bichinhos podem nascer na cabeça se mosca posar no machucado?E será que tem cura?
Postar um comentário