quarta-feira, janeiro 17, 2007
Afinal de contas, existem extraterrestres ou não?
Afinal de contas, existem extraterrestres ou não?
Eis um assunto que sempre dá "pano pra manga"! Observando o céu com tantas estrelas brilhando, uma imensidão sem fim, fico me perguntando: Deus criou vidas lá em cima? Ou os seres humanos são os únicos seres existentes no universo?Não acreditar na possibilidade de haver outras vidas em outros mundos seria limitar o poder de Deus e afirmar que Ele não poderia ter colocado vida em outros planetas. Essa é sem dúvida uma questão muito polêmica.
A ciência não acredita em discos voadores, mas acredita em vida extraterrestre inteligente. Segundo os cientistas, não existem evidências de seres de outros planetas visitarem a Terra nem de que exista vida inteligente no sistema solar fora da Terra. As grandes distâncias entre as estrelas e a limitação das velocidades tornam extremamente improváveis tais visitas. Nas últimas décadas, porém, têm sido travadas discussões, constantemente atualizadas, sobre a probabilidade de vida extraterrestre. Por todo o mundo, milhões de dólares anuais são gastos em pesquisas que buscam a detecção de sinais emitidos por civilizações inteligentes extraterrestres. Como nada até agora foi provado e a ciência sempre trabalha com provas e acontecimentos concretos, não com apenas evidências, não se sabe exatamente se existe ou não qualquer tipo de vida e muito menos vida inteligente fora da Terra. Todo mundo sabe que a humanidade têm enviado foguetes e naves espaciais ao espaço. O principal objetivo era encontrar evidências de haver ou ter havido algum tipo de vida em solo de outro planeta. O grande avanço tecnológico característico de nossa época pode estar nos levando a passos largos para detectar esses sinais que, uma vez captados, confirmando a existência de vida extraterrestre inteligente, podem vir a alterar significativamente a vida humana atual.
Apesar de esse esforço por encontrar vida fora de nosso planeta, é impossível não lançar questões sobre o interesse científico legítimo, a ponto até mesmo de poder sugerir justificativas para os investimentos bilionários feitos até hoje, pode-se constatar que seu maior objetivo, na realidade, ou tem sido de natureza militar, ou de tentativas para comprovar teses evolucionistas enraizadas no meio científico, o que não deixa de ser lamentável e mesmo injustificável sob o ponto de vista do próprio conceito da ciência.
Creio eu que, a desesperada e verdadeira necessidade de se encontrar vida fora da Terra, tem com isso, a justificativa para a evolução biológica. Se a vida existe aqui, deve ter-se originado em algum lugar, se não na Terra, então em outro ponto do Universo. De fato, com uma origem extraterrestre, isso claramente levaria a questão da origem da vida para além do acesso à investigação humana.
Estima-se que entre 2% a 4% de todas as estrelas semelhantes ao Sol sejam acompanhadas de planetas semelhantes a Júpiter, mas que nem todos os respectivos sistemas planetários apresentem semelhança estrita com o nosso Sistema Solar. Isso significa que, das aproximadamente 50 bilhões de estrelas semelhantes ao Sol existentes na nossa Via Láctea, cerca de 1,5 bilhão poderiam abrigar planetas, dos quais uma pequena fração poderia ser de planetas semelhantes à Terra.
Eis a minha opinião sobre o assunto...
Eu acredito! E As respostas usuais para que nenhuma delas tenha resolvido colonizar a Terra, parecem óbvias. Algo no comportamento destas civilizações as impede. Tenho 3 explicações para isso:
- A primeira é a de que todas civilizações que dominam a tecnologia de viagem espacial também dominam a tecnologia de se auto-aniquilar. E de que boa parte delas infelizmente acaba aplicando esta última tecnologia, por diversos motivos. A mesma seleção natural que pode ter criado vida inteligente por todo o Universo condena esta vida a uma competição contínua, que leva à guerra, que combinada com tecnologia leva à extinção.
- A segunda é a de que as civilizações são capazes de perceber a importância da própria vida e questões espirituais ou motivações éticas quaisquer, e assim se importam tanto com a vida que não querem interferir nela. Então, ou elas resolvem não partir para a exploração do Universo e fecham-se em si mesmas para viver em paz ou partem para explorar o Universo mas de forma discreta, procurando sempre evitar quaisquer interferências.
- A terceira é que as civilizações que desenvolvem a tecnologia de viagem espacial acabam rapidamente tornando-se desenvolvidas a ponto de perder completamente o interesse por seres atrasados como nós e mesmo dos recursos que planetas como o nosso poderiam oferecer.
Finalmente, após este longo texto, chego ao meu principal propósito... Recomendar o livro ou o filme ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS?.
Publicado em 1968, o livro ERAM OS DEUSES ASTRONAUTAS? bateu, em pouco tempo, recordes de vendas em 38 países, com cerca de 7 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Com sucesso em diversos países, este livro mostra os fundamentos da ufologia. O escritor Erich Von Däniken procura provar, por meio de descobertas arqueológicas e textos sagrados, que todos os deuses das antigas civilizações eram, na verdade, extraterrestres. Viaje junto com o autor por locais fascinantes, como as pistas de Nazca, as ruínas Maias e Astecas, a Ilha de Páscoa e as pirâmides do Egito.
O filme é uma versão cinematográfica do livro. Em 94 minutos, o controvertido pesquisador estuda a possibilidade de a Terra ter sido visitada por seres inteligentes de outros mundos há milhares e milhares de anos. Däniken se baseou em misteriosos sinais arqueológicos de cinco continentes, inscrições gravadas em pirâmides, ilustrações de calendários astecas e maias - realizações essas de cunho altamente avançado para as suas respectivas épocas. As pesquisas duraram treze anos, com mais de 100 mil quilômetros em viagens. Produzido originalmente em 1969, ano da chegada do homem à Lua, este documentário dirigido por Harald Reinl foi rodado em 40 diferentes locais, incluindo México, Egito, Peru e Bolívia. Documentário obrigatório para os interessados em desvendar os mistérios da humanidade.
Eu já acreditava, e depois de assistir ao filme então... E vocês, acreditam em extraterrestres ou não?
Ricardo M. Freire