terça-feira, abril 10, 2007

Auto-estima

Auto-estima

Em dias difíceis como os de hoje, só mesmo mantendo a auto-estima pra conseguirmos prosseguir nossa caminhada.
Por pior que minha situação possa estar as vezes, procuro sempre levantar de manhã e buscar forças não sei de onde pra ''tocar o barco''.
Acho que a auto-estima é fundamental. É a opinião e o sentimento que cada pessoa tem por si mesma. É ser capaz de respeitar, confiar e gostar de si.
Acho que a auto-estima ou sua ausência já vêm desde pequeno. Talvez estejam relacionadas em como éramos tratados quando crianças, através de falsos valores ou até por uma certa dependência dos pais.
Fico as vezes assustado com algumas pessoas que sequer têm um pingo de auto-estima, não se valorizam nem um pouco, desistem muito fácil dos objetivos, se sentem fracassados e incapazes de realizar qualquer atividade. Isso ainda sem contar com o mínimo de orgulho e amor próprio. Algumas pessoas ainda colocam e criam vários obtáculos em suas vidas, ou até colocam toda sua felicidade e vontade de viver em relação a algum bem material ou a alguma pessoa.
A baixa-estima tem como características a insegurança, a inadequação, o perfeccionismo, dúvidas constantes, incerteza, um sentimento vago de não ser capaz de realizar nada, depressão e não se permitir errar.
As causas para se diminuir a auto-estima são críticas e autocríticas, dentre elas a culpa, o abandono, a rejeição, a carência, a frustração, a vergonha, a inveja, a timidez, a insegurança, o medo, a humilhação, a raiva e principalmente perdas e dependência (financeira e emocional), que já foram citadas enteriormente.
Acho que a pessoa que tem auto-estima se sente mais à vontade em oferecer e receber elogios, a ansiedade (tópico já postado anteriormente) e insegurança diminuem, a harmonia entre corpo e mente é maior (sente uma paz interior), se torna mais flexível, autoconfiante, satisfeita pessoal e profissionalmente, aumenta o desempenho profissional, se sente mais orgulhosa de si, tem um aumento do amor próprio e começa a desenvolver relações bem mais saudáveis.

Mas o que fazer para elevar a auto-estima?

Segundo a psicóloga Rosemeire Zago, aqui vão algumas dicas:
- autoconhecimento
- manter-se em forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
- identificar as qualidades e não só os defeitos
- aprender com a experiência passada
- tratar-se com amor e carinho
- ouvir a intuição (o que aumenta a autoconfiança)
- manter diálogo interno
- acreditar que merece ser amado(a) e é especial
- fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

Eu particularmente me levanto todo dia, com muita garra e força, me olho no espelho e digo: ''Eu sou foda, eu sou o cara, eu sou capaz! Sai da minha frente que tô passando! Ninguém me segura! Vou vencer!''
Bem, isso tudo pode parecer um tanto quanto presunçoso de minha parte, mas o importante é que vem funcionando...

Ricardo M. Freire