quinta-feira, abril 26, 2007

ORKUT: benéfico ou maléfico?

ORKUT: benéfico ou maléfico ?

Um assunto que causa muita polêmica em todos os lugares que vou é sobre o ORKUT. Alguns veneram o ORKUT, outros odeiam. Eu particularmente acho o ORKUT fantástico. Graças à ele, pude reencontrar velhos amigos de infância e da escola, conheci muita gente interessante e o principal, é que através dele posso discutir assuntos dos mais variados e trocar informações sobre tudo que é do meu interesse. Claro que este é o lado bom da coisa, mas tem o seu lado ruim: a pornografia, invasões, fofocas, propagandas, vírus, relacionamentos abalados, etc. Mas o ORKUT não tem culpa disso. O ser humano sempre arruma um jeito de arruinar tudo, usando sempre o que foi criado para nosso benefício e voltá-lo para o mal, ao uso indevido e ou lucrativo.
Mas penso que o ORKUT é algo público, está lá para quem quiser usufruí-lo. Mas ninguém é obrigado à isso, e se lá entrou, então tem que estar consciente que está se expondo. Se não quer se expor, então que não participe.

O orkut tá sendo uma vitrine fantástica pra gente finalmente aprender a ter comportamento construtivo, em relação às coisas que gostamos. De tanto ver guerra de egos e vaidades explodindo pelas discussões virtuais, qual o saldo disso? Espaços vazios, comunidades sem vida.
Sendo apreciadores de um estilo controverso, deveria haver inteligência de nossa parte a fim de criarmos público consistente para dar apoio aos que precisam e necessitam de informações, e dar chance de expor ao conhecimento dos outros o que há de melhor no nosso planeta.
Até as comunidades que contam com milhares de participantes, mal e mal somente uma meia dúzia de gatos pingados trocam mensagens entre si, disponibilizando somente informações, links etc, mas totalmente sem graça e sem cordialidade.
Fóruns e comunidades é pra ter a cara de chat, ser legal de visitar, porém algum imbecilóide convencionou que não é uma atitude virtual ética - e a manada compra a idéia.

Pra mim, frequentar o orkut tem de ser legal como ir num happy-hour! Quem é que vai num só pra se aborrecer?
Agora, a grande verdade é que dos 100% que estão inscritos numa comunidade (seja ela qual for), menos de 10% de fato frequentam, e desses 10%, uns 3 ou 4% tem realmente o que acrescentar aos outros.
Observo que o orkut e outros universos digitais são a perfeita reconstituição do que somos como seres humanos: falhas homéricas de vaidades em contra ponto a lampejos sublimes de humildade e de nobreza de sentimentos. Se Deus criou o Homem à sua imagem e semelhança; o Homem criou o universo virtual da mesma maneira. Temos a oportunidade de nos melhorar, exaltando o q de melhor nós temos, ou não!

A gente vê nos erros dos outros os nossos também, então vamos dando uma aparadinha nas arestas.
Orkut é um exercício sensacional de convivência, só falta a gente aprender, e talvez o que seja mais perigoso é o excesso de sensibilidade com os comentários dos outros. Nada pode ser tão sério assim, né?

Bem eu gostaria de dizer que, as tecnologias são mecanismos interessantes. Mas ao mesmo tempo que o homem as cria, não sabe como lidar com elas de forma inteligente. A popularização da internet é merecida e deve ocorrer, porém a maioria das pessoas não sabe tirar proveito das informações diposníveis na internet. No orkut a maioria das pessoas desconhece os assuntos em suas comunidades, mas não se empenham em melhorar. Até esse ponto é aceitável, pois cada um faz o que bem entende. Porém há em todas as comunidades, agressões, cometários desnecessários, português assassinado, falta de lógica e clareza de pensamento. Tive problemas em comunidades onde individuos se julgavam superiores e utilizavam o orkut para se auto afirmar.Como eu disse, poucos sabem como utlizar a net de forma equilibrada e produtiva. É de uma pobreza de espírito brutal, e que esse tipo de ocorrência vem surgindo, e sempre surgiu em todas as comunidades. Melhor é saber com quem e o que trocar, e se possivel habilitar as boas pessoas no messenger. Mas orkut é muito legal e há muito o que ser explorado e aprendido. Temos que aprender a explorar, a observar e ser curiosos com relação aos assuntos que nos interessa. E utilizando o orkut para isso o aprendizado se torna mais consistente.

(Textos extraídos de declarações de membros da comunidade GENESIS LIVE FOREVER, do ORKUT)

Ricardo M. freire