Saudades do humor de HENFIL
É importante ressaltar o papel exercido por Henfil na história dos quadrinhos brasileiros: na renovação do desenho humorístico nacional (sua marca registrada); na criação de personagens típicos brasileiros e que retratavam a situação nacional da época, como "Os fradinhos", o "Capitão Zeferino", a "Graúna", e "Bode Orelana", entre outros - fazendo um quadrinho da descolonização, em uma época que isto era exceção, já que os quadrinhos nacionais tinham seu desenvolvimento sufocado pela distribuição dos quadrinhos norte-americanos pelo mundo inteiro; por seu combativo e alegórico humor gráfico brasileiro, fazendo da crítica uma arma de resistência e combate ao sistema político do país.
O cartunista destacou-se pela sua participação na política do país, devido ao seu engajamento na resistência contra a ditadura, pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas Diretas Já. Atuou, ainda, em teatro, cinema, televisão e literatura.
Henrique de Souza Filho, Henfil , nasceu a 05 de fevereiro de 1944, em Riberão das Neves (MG) e faleceu a 4 de janeiro de 1988 no Rio de Janeiro, aos 43 anos. Era hemofílico e contraiu Aids através de uma transfusão de sangue.
Obs.: Mais um que a ''Dona Aids'' levou embora. Henfil é um exemplo a ser seguido, usou toda a sua genialidade e talento em prol do povo brasileiro.
Ricardo M. Freire