Jaco Pastorius (John Francis Anthony Pastorius III, 1951-1987) foi considerado por muitos como um dos mais influentes baixistas de todos os tempos.
John Francis Anthony Pastorius III veio ao mundo no primeiro dia de Dezembro do ano de 1951. O apelido "Jaco" tem origem em sua ligação com o esporte. Como o apelido de seu pai era Jack, começaram a chamá-lo de Jacko, em referência ao lendário jogador de beisebol, Jocko Colon. Quando o pianista francês Alex Darqui escreveu um recado para Pastorius, utilizou a grafia JACO. Pastorius gostou então dessa forma de soletrar seu apelido e adotou a partir de então: JACO.
Certo dia, Jaco resolveu arrancar os trastes de seu baixo elétrico. Não inventou o baixo fretless (ampeg aub 1 1966) mas foi o primeiro a tocar com a precisão de um violoncelista, inovando a técnica e ampliando as possibilidades. Ou, como disse um crítico, trouxe maturidade ao instrumento. A morte do mais ilustre contrabaixista de todos os tempos data de 21 de setembro de 1987, aos 36 anos, vítima resultante de uma briga em um clube noturno.
O legado de Jaco perdura por gerações, e será assim para sempre. Uma das maiores homenagens prestadas a ele, foi registrada pelo lendário trompetista Miles Davis, que gravou a música "Mr. Pastorius", composição do baixista Marcus Miller.
"Slang" - Jaco Pastorius
sexta-feira, fevereiro 08, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário