quarta-feira, julho 30, 2008

Os 50 anos da NASA

Os 50 anos da NASA

A NASA (National Aeronautics and Space Administration) cuja tradução seria "Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço", é conhecida mundialmente como a Agência Aero-Espacial estadunidense. É uma agência do Governo dos EUA, criada em 29 de julho de 1958 pelas mãos do presidente Dwight Eisenhower. Alvo de jogo político e de várias críticas, a NASA desempenha, apesar de tudo, um papel fundamental na História, sendo responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial.
A NASA foi responsável pelo envio do homem à Lua (projeto Apollo) e de diversos outros programas de pesquisa no espaço.
Atualmente ela trabalha em conjunto com a Agência Espacial Européia, com a Agência Espacial Federal Russa e com mais alguns países da Ásia e do mundo todo para a criação da Estação Espacial Internacional.
A NASA também tem desenvolvido vários programas com satélites e com sondas de pesquisa espacial que viajaram até outros planetas e até, alguns deles, se preparam para sair do nosso sistema solar, sendo a próxima grande meta, que tem atraído a atenção de todos, uma viagem tripulada até o planeta Marte, nosso vizinho.
Últimas descobertas

É inegável o feito da NASA ao colocar dois robôs na superfície de Marte, trabalhando ininterruptamente há cerca de dois meses. Os dados coletados darão trabalho aos cientistas por anos.
Os cientistas descobriram que o pólo sul de Marte pode ser subdividido em três regiões distintas e concêntricas e todas contêm água congelada. Cada uma dessas regiões mede dezenas de quilômetros de largura. A região mais externa contém apenas pequenas partículas de gelo, algo como "gelo em pó".A camada seguinte contém quase somente água sob a forma de gelo. A camada mais interna também possui água congelada, mas apresenta também gelo de dióxido de carbono. Robôs estão analisando em profundidade regiões específicas da superfície, coletando dados impossíveis de serem captados a partir da órbita.


Fonte: Wikipédia / Inovação Tecnológica

Nenhum comentário: