domingo, julho 27, 2008

Você sabia?

Você sabia que "Tatuzão" foi o apelido dado pelos brasileiros para a imensa broca que cavou os túneis do metrô, na Avenida Paulista, em 1990?

O equipamento chamado shield, foi utilizado pela primeira vez na escavação de um túnel de 366 m de comprimento, sob o rio Tâmisa, no século XIX.
O "megatatuzão" é uma máquina construtora de túneis do tipo shield EPB (Escavadeira de Pressão Balanceada de terra), com recursos tecnológicos que a caracterizam como "inteligente". Foi fabricado pela Herrenknecht, empresa localizada na cidade de Schwanau, no Sul da Alemanha, e custa em torno de 30 milhões de euros.
O equipamento chega a medir 75 metros de comprimento e ter até 1800 toneladas de peso, sendo controlado por um sistema informatizado e vários computadores, capazes de antever as condições do solo que terá imediatamente pela frente. Sua trajetória é direcionada por meio de telemetria a laser.
O avanço do megatatuzão nas obras sempre é acompanhado on-line por especialistas, simultaneamente da fábrica na Alemanha e pela firma operadora com sede na Itália, além dos técnicos que ficam presentes no local da obra.
A máquina funciona com um operador principal e cinco operadores auxiliares por turno de trabalho. Se considerados os equipamentos auxiliares de superfície, equipamentos ferroviários de transporte dentro do túnel e a operação do shield, a equipe pode chegar a ser composta por até 30 integrantes por turno.


Fonte: Secretaria dos Transportes Metropolitanos de São Paulo

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