domingo, abril 12, 2009

BICHOS ESTRANHOS

Feneco

O feneco é um animal de pequenas dimensões, apesar de ter orelhas de cerca de 15 cm, para perder facilmente calor. O feneco é a menor das raposas existentes. O peso máximo que chega a atingir é de 1,5 kg. Chega a medir 20 cm de altura e 40 de comprimento. A cauda pode medir até 15 cm e o seu pêlo tem cor de areia para ajudá-lo a se esconder no deserto. Outra utilidade de seu pêlo é ajudar o feneco a refletir os raios de sol durante o dia e conservar o calor durante a noite. Além disto, os dedos das patas são protegidos do calor da areia por uma camada de pelos.Quando o sol se põe sobre o deserto, este pequeno carnívoro empina suas orelhas compridas e pontudas, observando silenciosamente a hora de caçar. Durante a noite caça pequenos roedores, insetos (como, por exemplo, gafanhotos), lagartos, pequenas aves e ovos, além de algumas plantas. A comida no deserto é rara, e por isso quase todas as formas de vida de lá servem de alimento para o feneco, salvo quando se trata de um animal mais forte que ele.A excelente visão do feneco lhe permite atacar rapidamente roedores, aves e répteis que se aventuram em um território. Diversos fenecos de uma mesma região podem comunicar-se por meio de sons que não são audíveis para outros animais. Possui grande velocidade e agilidade podendo saltar quatro vezes o próprio comprimento de corpo.
Essa pequena raposa do deserto tem pelame grosso e espesso, a cauda felpuda. Freqüenta o Saara, no sul da Argélia e da Tunísia. Também é encontrado no Egito, na região do Sinai, e no Oriente Médio. Durante a parte mais quente do dia, ele se esconde do sol em tocas cavadas nas dunas de areia. Não bebe quase nada; o orvalho da manhã proporciona todo o líquido de que necessita.A estação de procriação normalmente é de janeiro a março. Depois de aproximadamente 51 dias de gestação, uma fêmea dá à luz de 2 a 5 filhotes. Ela mantém o macho do lado de fora até que os filhotes estejam um pouco maior. Os filhotes, durante o primeiro mês de vida, se alimentam apenas do leite materno. Normalmente as fêmeas criam apenas uma vez por ano. Duas crias no ano é raridade.
A fêmea, que é muito retraída, consegue seu próprio alimento, mas tem que ter cuidado para não se expor ao frio, ao qual é muitos sensível.Habita regiões desérticas, semidesérticas e montanhosas do Norte de África e da Península Arábica
Freqüenta o Saara, no sul da Argélia e da Tunísia. Também é encontrado no Egito, na região do Sinai, e no Oriente Médio.
Os fenecos não são animais ameaçados mas o comércio deve ser controlado para a própria sobrevivência da espécie. São caçados freqüentemente por humanos, entretanto não causa dano direto a interesses de humanos. Como outras raposas, sua pele é utilizada por pessoas e pelos indígenas do Saara e Sinai.
Fonte: Saúde Animal

Um comentário:

Luciana disse...

Que bonitinhos! Deu vontade de ter um...