Você sabia que o Carrossel de Falkirk é o único transportador rotacional de barcos em todo o mundo?
A construção desta incrível obra de engenharia, um verdadeiro carrossel de água gigantesco, teve início em 1963 e concluiu-se em 2002, tornando-se um símbolo da Escócia, permitindo a navegabilidade entre a costa ocidental e a costa oriental deste país, interligando as suas duas principais cidades, Glasgow e Edinburgh.
Inicialmente existiam dois canais: o Canal Forth and Clyde construído em 1777 entre os portos de Grangemouth e Falkirk, ligando Glasgow com a costa ocidental da Escócia e o Canal Union construído em 1822 entre os portos de Falkirk e Edinburgh.
Devido as condicionantes orográficas do terreno, em Falkirk existia um desnível de 25 metros entre os dois canais, tendo sido feitas obras espetaculares de engenharia para interligar estes dois canais através de um sistema de onze comportas e uma torre rotacional.
O Carrossel possui dois braços, e cada braço forma um tipo de tina enorme cheia de água.
Os barcos entram nas tinas (superior e inferior), e então o carrossel inicia o movimento de rotação de 180º.
Cada tina tem 24 metros de comprimento e permite a movimentação de barcos com um peso até 300 toneladas.
Ambas as tinas, superior e inferior, são cheias de acordo com o Princípio de Arquimedes, portanto o seu peso está sempre equilibrado.
Para manobrar a abertura e fecho das portas de selagem e acionar todo o sistema de rotação, existe um motor elétrico de 22,5 KW que apenas consome uma potência de 1,5 kW/h em cada manobra completa .
O tempo de duração de cada manobra, desde a entrada dos barcos, rotação e saída dos barcos, é de 15 minutos.
Fonte: Wikipédia
sexta-feira, abril 10, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário