O PRIMUS, primeiramente chamada de Primate, é uma banda que foi formada em 1984 por Les Claypool (vocalista e baixista), Todd Huth (guitarrista) e Jay Lane (baterista). Depois do curto período que a banda teve, Les voltou à sua banda de colégio, os Blind Illusion e gravou um álbum, o The Sane Asylum.
Depois deste álbum Les saiu dos B.I. e trouxe consigo o guitarrista Larry Lalonde, ex-guitarrista da banda seminal de Death Metal Possessed e em 1989 voltou aos Primus com Larry e o baterista Tim "Herb" Alexander.
O álbum de estréia saiu apenas em 1990, o Suck On This, gravado ao vivo e lançado de forma independente. Algumas músicas deste primeiro disco foram regravadas no primeiro álbum de estúdio, Frizzle Fry, ainda em 1990. O material restante seria usado nos álbuns a seguir, com excepção apenas para a música Jellikit, embora tenha sido feita uma versão alternativa mais tarde.
Com a boa repercussão dos dois primeiros álbuns independentes o Primus foi contratado ainda em 1991 por uma editora profissional, a pequena Interscope Records. Gravou o Sailing The Seas of Cheese ganhando um Álbum de Ouro. Este Álbum conta com a participação de Tom Waits em "Tommy The Cat".
Em 1993 com o álbum Pork Soda a banda Primus subiu as paradas dos Estados Unidos. Em 1995 saiu o Tales From the Punchbowl, o último trabalho de estúdio com Tim Alexander, que saiu em 1996 por alegar diferenças criativas. O seu substituto foi Brian Mantia, mais conhecido por Brain. Com esta formação, gravaram dois álbuns, Brown Album, de 1997, e mais tarde Antipop, em 1999, que contou com a presença de ilustres convidados.
Les Claypool foi capaz de desenvolver sua técnica slap ouvindo baixistas como Stanley Clarke e Larry Graham. Já tocou com inúmeros artistas, dentre eles: Tom Waits, Firehouse, Metallica, Alex Lifeson, Kenny Wayne Shepherd Band, Adrian Belew e outros.
"Tommy The Cat" - Primus
terça-feira, abril 21, 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário