quarta-feira, abril 15, 2009

Saiba tudo sobre perfumes

Saiba tudo sobre perfumes

Dizem os apaixonados em potencial que o perfume deve ser aplicado naqueles lugares onde a mulher quer ser beijada. Mas o melhor mesmo é escolher onde a circulação de sangue é mais intensa e onde transpiramos levemente, como nuca, lateral do pescoço, entre os seios, atrás dos joelhos, dobra dos cotovelos e pulso.
Se você é fã de rabo de cavalo, a nuca é uma ótima opção, pois quando o cabelo passa, ativa a fragrância. Caso você vá a um jantar, aplique na altura dos quadris, pois essa região fica na altura de quem está sentado e as pessoas poderão sentir quando você passar.
Exageros nunca não bons e, em se tratando de perfume, o resultado pode ser enjoativo. A melhor maneira de evitar isso é aplicar a pelo menos 15cm de distância da pele com a pele bem seca. Geralmente, duas borrifadas são mais do que suficiente.
Para evitar alterações no líquido guarde o seu perfume sempre dentro da caixa, e preferencialmente em lugar fresco e longe da luz e calor, isto favorece a conservação do produto.
Um perfume pode ‘cheirar’ diferente de pessoa para pessoa, pois o que determina como a fragrância ficará em você é o grau de oleosidade de sua pele. Por isso, às vezes sentimos o odor de um perfume em outra pessoa, e depois que o compramos e vamos usá-lo, em nossa pele fica diferente.
Quando for a uma loja de perfume, para a escolha de um, peça à vendedora que coloque um pouco em seu pulso, e espere alguns minutos; se possível vá dar uma volta e aguarde mais tempo. Geralmente as notas de saída, são mais voláteis, mais frescas, e não condiz exatamente com o aroma de fundo do perfume. Por isso se você aguardar algum tempo, poderá ter uma noção exata de como ficará em sua pele e assim poder comprá-lo com confiança.
Escolha o seu perfume de acordo com a ocasião, horário, e clima do seu país. Para o trabalho, escolha perfumes mais cítricos, mais leves, isso evitará causar uma dor de cabeça em você e nos que a rodeiam também. Para ocasiões mais sofisticadas, à noite, prefira os mais densos e amadeirados. A mesma dica vale relativo ao clima de seu país, perfumes densos e fortes, não combinam com clima quente.
Caso você não goste de usar perfumes, há muitas marcas de perfumes que possuem gel de banho, loção para o corpo, sabonetes na mesma fragrância do perfume. Nestes casos o aroma não é tão ativo quanto o do perfume, dessa forma será uma fragrância mais discreta, mas mesmo assim mantendo um aroma excepcional.
Tentem variar de perfume, algumas pessoas gostam de ter a ’sua marca’, entretanto uma mudança de fragrância faz com que você seja notada e muda o astral.
Não aplique o líquido na roupa, pois o odor do tecido se mistura ao da fragrância, além do risco de manchar a peça.
Não misture perfume com desodorantes, cremes ou loções de cheiro diferente.


Tipos

Sempre ouvimos Eau de toilette, Eau de Parfum e Parfum, mas qual é a diferença entre eles? É o preparo de cada um, que varia a concentração de essências e fragrância. Entenda cada um.

- Eau de Toilette: "eau", em francês, significa água. Portanto, esse é o tipo mais suave e discreto de perfume. Ideal para o clima tropical do Brasil. São, geralmente, mais diluídos e tem uma fixação menor.

- Eau de Parfum: também mais suaves, mas com uma concentração mais forte, o que faz com que fixem melhor na pele. Indicado para climas mais frios.

- Parfum: superconcentrados, duas ou três gotas são suficientes para perfumar (por isso dificilmente são encontrados em spray).


Fixação

É comum ouvir falar em fragrâncias com forte – ou fraco – poder de fixação, ou seja que persistem – ou não – por várias horas. Mas o efeito não é mérito de um agente fixador, como há quem acredite. Na verdade, a fixação se deve às notas de fundo, também chamadas de notas base. Elas são ingredientes mais densos e persistentes, capazes de atuar na composição de modo a proporcionar uma difusão mais lenta.


Questão de Pele

Dependendo do tipo da pele, a performance do perfume pode variar.

- Normal: fixa o perfume de maneira ideal, geralmente durante várias horas.

- Oleosa: adere melhor e deixa a fragrância mais intensa. Prefira Eau de Toilette ou até mesmo as versões summer e sem álcool.

- Seca: é a mais difícil de concetrar o aroma. Vale usar um cosmético da mesma família olfativa para aumentar a hidratação e a sua capacidade de reter o cheiro.

- Clara: a fragrância permanece por menos tempo, por isso são indicados aromas marcantes, como os florais mais densos, amadeirados ou orientais.

- Morena: o perfume adere melhor à pele. É aconselhavel investir nos citrícos ou nos florais mais leves.


A escolha certa

Tudo tem sua hora e momento, isso vale também quando falamos em perfumes, exitem os tipo ideais e as quantidades ideais para repectivas ocasiões. O mesmo perfume pode ser usado de dia (em menor quantidade) e à noite. Já os mais intensos e marcantes são ideais para a noite pedem uma produção sofisticada. O clima e a ocasião também interferem na decisão.

- Dia: escolha perfumes à base de ervas aromáticas, como lavanda e alecrim, ou ainda as cítricas com laranja, bergamota ou limão. São leves, suaves e evaporam mais rápido, Vale a pena, ainda, apostar nos perfumes que combinam flores e frutas.
Noite: prefira fragrâncias elaboradas com ingredientes densos, como madeiras resinas, flores nobres e também opções gourmet, com notas de frutas adocicadas, chocolate ou baunilha, como a fixação é maior, a evaporação é lenta e o aroma dura mais.

- Verão: em dias ensolarados, freqüentes em países tropicais como o Brasil, o ideal é usar aromas leves, como os florais frutais, as lavandas, os cítricos e até mesmo os unissex.

Inverno: o clima mais frio permite o uso de perfumes mais encorporados e quentes, como amadeirados e orientais.

- Balada: se a idéia é conquistar alguém, os melhores cheiros são os intensos, com ingredientes orientais, especiarias, musk ou âmbar. Mas cuidado com a dosagem para que não se tornem enjoativos.

- Academia: deve-se evitar os mais doces, com ingredientes como baunilha e musk. O mais indicado é usar a opção fresca, cítrica ou alavandada.

- Entrevista de emprego: o perfume certo ajuda a transmitir uma boa impressão a seu respeito. Dispense os doces e aposte em florais suaves ou nos cítricos.


Fonte: Graluf´s

3 comentários:

Sara disse...

Eu gosto de perfumes que combinam flores e frutas! São leves, suaves e evaporam mais rápido,

Alessandra Munhoz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alessandra Munhoz disse...

Muito legal o seu post, eu amo perfumes importados e sempre compro os meus perfumes na loja www.dessence.com.br pois os preços são ótimos. Fica a dica!