domingo, abril 26, 2009

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

O Raio Verde é um raro fenômeno meteorológico que se dá ao nascer ou ao pôr-do-sol, em condições especiais de tempo.

Pode ser observado numa praia ou no alto de uma montanha, mas é mais freqüente no mar e só pode ser observado se o horizonte estiver absolutamente visível, isto é sem qualquer neblina. Com determinados valores de temperatura e umidade relativa há boas probabilidades de aparecer.
Quando o sol, lua, ou mesmo um planeta está próximo do horizonte, na momento de desaparecer (ou aparecer), os raios luminosos apresentam-se de tal maneira que no ocaso os raios vermelhos, alaranjados e amarelos desaparecem antes do verde, azul e violeta. É num momento fugaz, numa pequena fração de tempo, quando a orla superior do disco toca no horizonte, que se dá o raio verde.
Admite-se que este fenômeno se deva à refração atmosférica e à dispersão prismática do espectro luminoso da luz solar. As observações parecem confirmar a teoria que atribui a este fenômeno uma forte refração, uma vez que a sua ocorrência se verifica quando o poder de refringência da atmosfera é elevado na superfície do Globo.
O navegador Almir Klink, relatou no seu livro "Parati Entre Dois Pólos" este fenômeno. Um acontecimento único e muito particular para qualquer navegador.


Fonte: Salada De Física

Nenhum comentário: