A monótona Fórmula 1De uns tempos pra cá, a Fórmula 1 tornou-se sinônimo de monotonia.
Muitos aplicam isso a morte do inesquecível Ayrton Senna, mas na verdade vários motivos explicam tal realidade.
Pilotos como Niki Lauda, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Gerhard Berger, entre outros, encerraram a fase competitiva da Fórmula 1.
Azar de nós telespectadores e fãs do esporte, sorte do ex-piloto Michael Schumacher que acabou sobrando entre tantos pilotos medianos e sagrando-se sete vezes campeão mundial.
Além das mudanças visuais, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas.
Com a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 estão proibidos para 2009. A bigorna, um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.Mas os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica.
O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass). A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.
Curiosidades
Conheça alguns dados incríveis e muito curiosos sobre a Fórmula 1:
- 605kg é o peso mínimo do carro com tanque vazio e o piloto dentro.
- 2kg é o que um piloto perde, em média, por GP.
- 352 toneladas de equipamentos são transportados para os GPs fora da Europa, por aviões de carga.
- 95kg é o peso de um motor V8 de F-1, um dos mais leves do mundo.
- O câmbio tem 7 marchas, mais a ré, raramente é usada.
- 2,6 segundos é o tempo que um F-1 leva para fazer de 0 a 100 km/h.
- 362 km/h é a maior velocidade atingida num GP atualmente.
- 2000 trocas de marcha são feitas durante um GP de Mônaco, o mais exigente para o câmbio.
- 19.000 rotações por minuto é o giro máximo de um motor numa corrida.
- 2 segundos é o tempo que um F-1 a 200 km/h leva até parar completamente numa freada.
- 20.000 km são percorridos por um F-1 por ano, somando testes, treinos e corridas.
- 25 botões estão no volante do carro, cada um para um comando específico.
- 55ºC é a temperatura média dentro do cockpit.
- 1000ºC é a temperatura do freio de F-1 quando exigido em seu limite.
- US$ 5000 é o preço de um único jogo de quatro pneus.
- 60.000 pneus são utilizados numa temporada.
- 80 funcionários por equipe comparecem em cada GP.
- 40 TVs de plasma ficam nos motorhomes das maiores equipes.
- 40 km de cabos elétricos/eletrônicos fazem funcionar toda a parafernália de equipamento das escuderias.
- 100 kg de macarrão são servidos nos boxes da Ferrari.
- 1800 pãezinhos são devorados no camarote da BMW, em cada GP.
Incríveis marcas e recordes
- O piloto mais jovem a conquistar um título mundial, na F-1, foi o espanhol Fernando Alonso. Ele venceu a temporada de 2005, quando tinha apenas 24 anos um mês e vinte e seis dias.
- O piloto com o maior número de pódios conquistados em sua carreira na Fórmula 1 é o alemão Michael Schumacher. Ele subiu ao pódio nada menos que 137 vezes (até o final da temporada de 2004). Seu índice de aproveitamento é de 64,6% (do total de 212 GPs disputados até 2004)Foi o piloto a subir o maior número de pódios numa única temporada (17 pódios), sendo que na temporada de 2002 chegou nas primeiras três posições em todas as 17 etapas. Foram 11 vitórias, 5 segundos e 1 terceiro lugar.
Schumacher obteve a maior pontuação numa única temporada (148 pontos), que na temporada de 2004 pontuou em todas as etapas. Foram 13 vitórias e 2 segundos lugares.
Obteve ainda a maior sequência de GPs pontuados (24), com uma sequência que começou no GP da Hungria de 2001, encerrando-se apenas no GP da Malásia de 2003.
- O campeão com a melhor média de vitórias é Alberto Ascari em 1952 - seis vitórias numa temporada de apenas oito corridas - índice de 75%.
- O campeão com a melhor média de pole positions é Nigel Mansell em 1992 - obteve 14 poles num total de 16 corridas - índice de 87,5%.
- Juan Manuel Fangio foi campeão em todas as 4 equipes em que correu - Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Maserati.
- Jochen Rindt é o único piloto campeão póstumo. Ele morreu na curva Parabólica de Monza, no dia 5 de setembro de 1970, mas só foi campeão no dia 4 de outubro daquele ano, quando Emerson Fittipaldi lhe garantiu o título, com a sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP dos Estados Unidos.
- O campeão com a melhor média de pontos é Jim Clark em 1963 e 1965. Com 6 resultados válidos, em 10 provas, Clark obteve a pontuação máxima pelo regulamento da época (6 vitórias, média de 9 pontos/GP). Pela pontuação atual, com todos os resultados válidos, seriam 80 pontos, média de 8 pontos/GP - sete vitórias, um segundo e um terceiro lugares. Em 1952 Alberto Ascari também registrou a pontuação máxima em 4 resultados válidos.
- Stirling Moss é o único piloto da história da Fórmula 1 que conseguiu classificar-se entre os 3 primeiros em 7 temporadas consecutivas. De 1955 a 1958 foi vice-campeão e de 1959 a 1961 foi terceiro colocado no campeonato. Ele é considerado o melhor piloto inglês de todos os tempos e o melhor piloto não-campeão da história da F-1.Fontes: Vip / Globo Esporte / Super Speedway















Um comentário:
O PILOTO MAIS JOVEM A SER CAMPEÃO DA FORMULA 1, FOI LEWIS HAMILTON EM 2008(ÚLTIMA CORRIDA DO CAMPEONATO - INTERLAGOS BRASIL), GANHANDO O TÍTULO POR UM PONTO DE FELIPE MASSA
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