A monótona Fórmula 1
De uns tempos pra cá, a Fórmula 1 tornou-se sinônimo de monotonia.
Muitos aplicam isso a morte do inesquecível Ayrton Senna, mas na verdade vários motivos explicam tal realidade.
A ausência de pilotos arrojados, as muitas mudanças visando a segurança dos pilotos, a guerra tecnológica e diversos outros fatores, fazem hoje da Fórmula 1, apenas mais um programinha de domingo, ao contrário dos bons tempos em que fazíamos questão de abrir mão daquela dormidinha até mais tarde nas manhãs de domingo para vermos GPs recheados de muitas emoções.
Pilotos como Niki Lauda, Ayrton Senna, Nelson Piquet, Alain Prost, Nigel Mansell, Gerhard Berger, entre outros, encerraram a fase competitiva da Fórmula 1.
Azar de nós telespectadores e fãs do esporte, sorte do ex-piloto Michael Schumacher que acabou sobrando entre tantos pilotos medianos e sagrando-se sete vezes campeão mundial.
Neste ano de 2009, preocupada com a monotonia de algumas corridas, a Fórmula 1 resolveu se mexer. O regulamento técnico da categoria foi completamente alterado para a temporada 2009. Apontada como principal culpada pelo sumiço das ultrapassagens, a aerodinâmica foi a principal vítima das mudanças. Os carros terão mais ênfase na parte mecânica, pois a maior parte do apoio foi retirado.
Além das mudanças visuais, o aerofólio dianteiro será móvel e controlado por um motor elétrico. Com isso, os pilotos poderão alterar o ângulo de ataque de acordo com o ponto da pista em que estiverem. O spoiler foi abaixado e alargado, indo até o limite dos pneus. Com a asa traseira mais estreita e mais alta, além das alterações no difusor, que deixará de ter tanta importância aerodinâmica, deve fazer com que as ultrapassagens sejam facilitadas.
Com a mudança nas asas, a intenção da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) quer que a turbulência causada pela aerodinâmica refinada seja minimizada. A intenção é que dois carros possam voltar a percorrer as curvas muito próximos. Os apêndices colocados nas laterais e nos bicos dos carros até 2008 estão proibidos para 2009. A bigorna, um alongamento da tampa do motor, não tem impedimentos no novo regulamento.
Mas os carros não terão novidades apenas na parte aerodinâmica.
O Sistema de Recuperação de Energia Cinética (Kers - Kinetic Energy Recovery System, na sigla em inglês) será introduzido na temporada 2009. Ele é composto por duas baterias, que armazenarão energia gerada nas freadas, que será reutilizada com a injeção de mais alguns cavalos no motor (uma espécie de push-to-pass).
A última mudança no regulamento diz respeito aos pneus. Fora da Fórmula 1 desde o fim da temporada 1997, os slicks (lisos) voltarão à categoria na próxima temporada. A intenção é recuperar a perda aerodinâmica com a maior aderência gerada pelos novos compostos, o que já foi comprovado durante os vários testes nesta temporada.
O sistema de uso de pneus continua o mesmo. As equipes continuam com a necessidade de usar dois tipos diferentes durante as corridas (prime e option - macio e duro), mas o sistema de diferenciação vai mudar. Até este ano, um dos sulcos era pintado de branco. Com o sumiço deles, as laterais dos macios passarão a ter uma faixa rosa.
Curiosidades
Conheça alguns dados incríveis e muito curiosos sobre a Fórmula 1:
- 605kg é o peso mínimo do carro com tanque vazio e o piloto dentro.
- 2kg é o que um piloto perde, em média, por GP.
- 352 toneladas de equipamentos são transportados para os GPs fora da Europa, por aviões de carga.
- 95kg é o peso de um motor V8 de F-1, um dos mais leves do mundo.
- O câmbio tem 7 marchas, mais a ré, raramente é usada.
- 2,6 segundos é o tempo que um F-1 leva para fazer de 0 a 100 km/h.
- 362 km/h é a maior velocidade atingida num GP atualmente.
- 2000 trocas de marcha são feitas durante um GP de Mônaco, o mais exigente para o câmbio.
- 19.000 rotações por minuto é o giro máximo de um motor numa corrida.
- 2 segundos é o tempo que um F-1 a 200 km/h leva até parar completamente numa freada.
- 20.000 km são percorridos por um F-1 por ano, somando testes, treinos e corridas.
- 25 botões estão no volante do carro, cada um para um comando específico.
- 55ºC é a temperatura média dentro do cockpit.
- 1000ºC é a temperatura do freio de F-1 quando exigido em seu limite.
- US$ 5000 é o preço de um único jogo de quatro pneus.
- 60.000 pneus são utilizados numa temporada.
- 80 funcionários por equipe comparecem em cada GP.
- 40 TVs de plasma ficam nos motorhomes das maiores equipes.
- 40 km de cabos elétricos/eletrônicos fazem funcionar toda a parafernália de equipamento das escuderias.
- 100 kg de macarrão são servidos nos boxes da Ferrari.
- 1800 pãezinhos são devorados no camarote da BMW, em cada GP.
Incríveis marcas e recordes
- O piloto mais jovem a conquistar um título mundial, na F-1, foi o espanhol Fernando Alonso. Ele venceu a temporada de 2005, quando tinha apenas 24 anos um mês e vinte e seis dias.
- O piloto com o maior número de pódios conquistados em sua carreira na Fórmula 1 é o alemão Michael Schumacher. Ele subiu ao pódio nada menos que 137 vezes (até o final da temporada de 2004). Seu índice de aproveitamento é de 64,6% (do total de 212 GPs disputados até 2004)
Foi o piloto a subir o maior número de pódios numa única temporada (17 pódios), sendo que na temporada de 2002 chegou nas primeiras três posições em todas as 17 etapas. Foram 11 vitórias, 5 segundos e 1 terceiro lugar.
Schumacher obteve a maior pontuação numa única temporada (148 pontos), que na temporada de 2004 pontuou em todas as etapas. Foram 13 vitórias e 2 segundos lugares.
Obteve ainda a maior sequência de GPs pontuados (24), com uma sequência que começou no GP da Hungria de 2001, encerrando-se apenas no GP da Malásia de 2003.
- O campeão com a melhor média de vitórias é Alberto Ascari em 1952 - seis vitórias numa temporada de apenas oito corridas - índice de 75%.
- O campeão com a melhor média de pole positions é Nigel Mansell em 1992 - obteve 14 poles num total de 16 corridas - índice de 87,5%.
- Juan Manuel Fangio foi campeão em todas as 4 equipes em que correu - Alfa Romeo, Mercedes, Ferrari e Maserati.
- Denny Hulme em 1967 e Niki Lauda em 1984 foram campeões sem nenhuma pole position.
- Jochen Rindt é o único piloto campeão póstumo. Ele morreu na curva Parabólica de Monza, no dia 5 de setembro de 1970, mas só foi campeão no dia 4 de outubro daquele ano, quando Emerson Fittipaldi lhe garantiu o título, com a sua primeira vitória na Fórmula 1, no GP dos Estados Unidos.
- Os únicos campeões com apenas uma vitória foram Mike Hawthorn em 1958 e Keke Rosberg em 1982.
- O campeão com a melhor média de pontos é Jim Clark em 1963 e 1965. Com 6 resultados válidos, em 10 provas, Clark obteve a pontuação máxima pelo regulamento da época (6 vitórias, média de 9 pontos/GP). Pela pontuação atual, com todos os resultados válidos, seriam 80 pontos, média de 8 pontos/GP - sete vitórias, um segundo e um terceiro lugares. Em 1952 Alberto Ascari também registrou a pontuação máxima em 4 resultados válidos.
- Stirling Moss é o único piloto da história da Fórmula 1 que conseguiu classificar-se entre os 3 primeiros em 7 temporadas consecutivas. De 1955 a 1958 foi vice-campeão e de 1959 a 1961 foi terceiro colocado no campeonato. Ele é considerado o melhor piloto inglês de todos os tempos e o melhor piloto não-campeão da história da F-1.
- O primeiro e o último campeão com motor turbo na Fórmula 1 foram brasileiros: Nelson Piquet em 1983, com motor BMW, e Ayrton Senna em 1988, com Honda.
- A maior velocidade média em uma volta em Grande Prêmio foi de 249,835 km/h, conseguida pelo inglês Damon Hill (Williams-Renault) em Monza, no GP da Itália de 1993.
Fontes: Vip / Globo Esporte / Super Speedway
segunda-feira, abril 27, 2009
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Um comentário:
O PILOTO MAIS JOVEM A SER CAMPEÃO DA FORMULA 1, FOI LEWIS HAMILTON EM 2008(ÚLTIMA CORRIDA DO CAMPEONATO - INTERLAGOS BRASIL), GANHANDO O TÍTULO POR UM PONTO DE FELIPE MASSA
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