segunda-feira, abril 20, 2009

Você sabia?

Você sabia que até mesmo o mar não se consegue se opor ao fluxo de uma corrente de lava e recua com a sua chegada?

A lava é rocha em fusão que um vulcão expele durante uma erupção. Enquanto ainda sob a superfície da terra, a rocha em fusão, quando ainda no interior da terra e com a sua constituição original (rocha e gases), é denominada magma. Lava solidificada é conhecida como rocha ígnea extrusiva, embora o termo escoada lávica refira-se à formação rochosa endurecida. Devido à sua elevada temperatura, normalmente entre os 600 °C e os 1250 °C, a lava pode ser bastante fluída. Quando é expelido da chaminé vulcânica solidifica devido à diminuição da sua temperatura, tornando-se uma rocha magmática extrusiva. Entretanto, a lava pode fluir por muitos quilômetros antes de se solidificar formando uma escoada lávica. Uma escoada lávica activa refere-se a uma escoada lávica que possui ainda rocha fundida.A lava, sendo um material bastante mais viscoso do que a água, não flui tão rapidamente e facilmente quanto esta. No entanto quando o declive do terreno em que se desloca é muito acentuado a lava pode fluir a velocidades consideráveis. Mesmo quando a lava se encontra às temperaturas mais altas que pode atingir (cerca de 1250 °C) esta continua a ter um grau de viscosidade elevado que diminui com a diminuição da temperatura a que se encontra. Em zonas planas e a uma distância considerável da sua fonte os "rios" de lava avançam lentamente o que torna o arrefecimento superficial muito rápido formando-se uma crosta sólida com uma espessura tal que permite que uma pessoa possa caminhar sobre ela, funcionando como uma ponte sobre a lava que ainda continua a fluir no interior da escoada.Existem poucas coisas que podem resistir ao avanço de uma escoada lávica. As árvores incendeiam-se rapidamente com o calor emitido da lava a altas temperaturas e ao serem atingidas por ela mergulham no seu interior desaparecendo rápidamente. Mesmo o mar não se consegue opor ao fluxo de uma corrente de lava e recua com a sua chegada. Promontórios que se estendem a distâncias consideráveis da costa são formados desta forma.
As erupções vulcânicas são por vezes acompanhadas por fenómenos que aumentam a sua grandeza. Por vezes acontece que a escoada lávica se encontra com um precipício de altura significativa produzindo uma cascata flamejante.
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Luciana disse...

Muito interessante isso. Adoro esses assuntos, apesar de não dominar. Não me venha fazer um teste de conhecimentos geológicos, hein? rs...

Beijos!