ALLAN HOLDSWORTH nasceu na cidade de Bradford, Inglaterra, no dia 6 de agosto de 1946.
Allan é daqueles guitarristas que influenciou vários grandes guitarristas (como Eddie Van Halen), mas que nunca mereceu um destaque na mídia em geral. Dono de uma técnica peculiar, seu som lembra violino, devido ao uso de ligados e vibrato.
Foi introduzido na música pelo seu pai que era pianista. Primeiramente começou com saxofone, sem sucesso foi tocar guitarra depois dos 17 anos. Aprendeu rapidamente o instrumento. Também aprendeu a tocar violino, fato que, notadamente, influenciou sua sonoridade e timbre.
Em 1972 fez teste para tocar no grupo do saxofonista Ray Warleigh em Londres. Ingressou no grupo de rock progressivo Tempest que chegou a lançar um disco. Nesta época o fusion estava nascendo e o renomado baterista Tony Williams descobriu Allan que foi convidado a ingressar na sua banda, o Tony Williams Lifetime (1975), em substituição a nada mais nada menos que John McLaughlin. Sua passagem pela banda de Williams foi rápida.
Nesta época o estilo de Allan já de definia: timbre forte e limpo com notas quase que contínuas com muito vibrato. Integrou a banda Gong de 1976 a 1978 e participou de 3 discos: Expresso, Gazeuse! e Expresso II. Nesta época Holdsworth participou de gravações com Gordon Beck, Jack Bruce, UK e Soft Machine. Destaques para sua atuação no disco Enigmatic Ocean de Jean-Luc Ponty e dos dois primeiros discos do baterista Bill Bruford: Feels Good to Me e One of Kind. No disco de Ponty Allan esbanja técnica e sensibilidade e trava um saudável duelo com o violino de Ponty. Nas gravações com Bruford Allan mostra garra, rapidez, limpeza e fraseados maravilhosos e desafiantes.
No final dos 70 Holdsworth começa sua carreira solo. A partir daí seguem-se várias gravações do mais puro fusion.
Foi pioneiro no uso Synthaxe, uma guitarra sintetizada com formato não tradicional. Ganhou prêmios pela revista Guitar Player de 1989 a 1994.
Allan Holdsworth é mais que um virtuoso na guitarra, sua sonoridade bem peculiar deu uma nova dimensão a guitarra e influenciou toda uma geração de guitarristas.
"Where Is One" - Allan Holdsworth
quinta-feira, novembro 06, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário