A fantástica formação rochosa The Wave
The Wave é uma fantástica formação rochosa em arenito situada sobre as encostas e declives dos montes isolados de Coiote, no Arizona.
Esta formação pode ser alcançada por uma caminhada de aproximadamente 3 milhas (4,8 quilômetros) por todo o terreno acidentado. A área pode ser muito quente no verão, portanto, numa eventual caminhada, recomenda-se iniciá-la logo no início da manhã. Recomenda-se transportar 1 galão de água por pessoa e o almoço.São permitidas apenas 20 autorizações por dia. 10 das licenças estão disponíveis com antecedência somente por reserva, e as 10 restantes são disponibilizadas no dia anterior por guardas florestais. O sorteio para o passeio permite a realização da caminhada às 9:00 da manhã. Na primavera, até 60 pessoas podem participar do sorteio, em meados do verão, os números podem ser de meia dúzia, de 20 ou mais. A vaga é particularmente mais popular entre os turistas europeus, isso pela formação rochosa ter aparecido em um filme alemão há vários anos.O arenito é mole e muito frágil, o que explica a necessidade de todos os cuidados para um passeio com o intuito de não se quebrar os pequenos sulcos.
Um bom momento do dia para fotografar as formações se dá ao meio dia, quando não há sombras no centro. Quando ocorrem tempestades tropicais, inúmeras piscinas naturais podem se formar durante vários dias. Não se pode tomar banho, isso porque durante esta época as piscinas ficam repletas de girinos.
O The Wave em si não é fácil de se encontrar. Em um esforço para manter as formações naturais da área intactas, existem poucas pistas ou sinais para orientar caminhantes dentro da área. É comum grupos de visitantes irem até o local e não encontrarem a famosa formação rochosa.
O arenito
Os arenitos são rochas sedimentares lapidificadas constituídas por areias aglutinadas por um cimento natural, que geralmente caracteriza a rocha. São rochas também designadas por grés e muitas vezes são classificadas pela natureza do cimento. Os arenitos argilosos têm um cimento constituído por argilas. Quando bafejados, dependendo da quantidade do cimento, cheiram a barro.Os arenitos calcários distinguem-se pelo facto de o cimento, em geral, de carbonato de cálcio (calcite) fazer efervescência fácil com os ácidos. Se o cimento do arenito for dolomite (carbonato de cálcio e magnésio) a efervescência é menos nítida.O arenito é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas. É a presença e tipo de impurezas que determina a coloração dos arenitos; por exemplo, grandes quantidades de óxidos de ferro, fazem esta rocha vermelha.O arenito é depositado em ambiente continental, nos rios e lagos, ou em ambiente marinho, em praias, deltas ou nas sequências turbidíticas do talude continental.
Fonte: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário