Valeu, Felipe Massa !!!
Precisando de uma combinação de resultados para ser campeão, Felipe Massa cumpriu o seu programa e venceu, pela segunda vez consecutiva, o GP do Brasil, neste domingo, em Interlagos, em São Paulo, porém o título da temporada ficou com o inglês Lewis Hamilton.
Enquanto Massa seguia firme na ponta desde o início da corrida, a duas voltas do final, debaixo de chuva, Hamilton caiu para a sexta colocação com a ultrapassagem sofrida para o alemão Sebastian Vettel, o que lhe tiraria o título.Porém, na volta final, outro alemão, Timo Glock, que ainda estava com pneus para pista seca, perdeu a posição para o inglês.
O título da temporada 2008 da Fórmula 1 ficou para o inglês Lewis Hamilton que terminou em quinto lugar na última curva, ficando apenas um ponto a frente de Massa na classificação geral do campeonato, o suficiente para estragar a festa brasileira.
Desde 20 de outubro de 1991, em que Ayrton Senna tornou-se tri-campeão, o Brasil não comemora a conquista de um título do Mundial de Fórmula 1. Felipe Massa foi o piloto do País a chegar mais próximo neste período de 17 anos.
O título poderia ter sido brasileiro se não fossem alguns erros e infelicidades da equipe da Ferrari durante a temporada. Em Hungaroring, Massa fez uma das melhores largadas da sua carreira ao pular de terceiro para primeiro e dominou a corrida, mas o motor Ferrari quebrou a poucas voltas do fim.O erro mais grave se sucedeu em Cingapura, palco da primeira corrida do ano. Massa largou na pole e liderava quando fez a primeira parada no box. No entanto, um dos componentes da Ferrari errou ao permitir que o brasileiro deixasse o box ao sinalizar verde com o "pirulito" eletrônico, mas ainda era realizado o reabastecimento e o brasileiro acabou atropelando um mecânico e saindo do pit com a mangueira presa ao carro.Com o erro e uma posterior punição, Massa ficou apenas em 13º lugar em Cingapura e perdendo a chance de somar pontos importantes na competição, no que decidiriam o título da temporada a seu favor.
Trajetória no automobilismo
Felipe Massa nasceu em São Paulo, no dia 25 de abril de 1981.
Começou sua carreira no kart, quando tinha apenas oito anos de idade, época em que encontrou seu então ídolo Ayrton Senna e pediu-lhe um autógrafo — que foi negado por Senna. A partir desse episódio, Massa passou a torcer por Nelson Piquet. Passou pela Fórmula Chevrolet, Fórmula Renault, Fórmula 3 e Fórmula 3000.
Em 2002 teve sua estréia na Fórmula 1 na equipe Sauber.Com todas as vagas preenchidas para o campeonato de 2003, Massa acabou sendo piloto de testes da Ferrari.
Felipe retornou como titular em 2004 novamente pela equipe Sauber ficando até em 2005. No mesmo ano, Rubens Barrichello anuncia sua saída na equipe italiana. Posto que é ocupado por Felipe Massa em 2006 sendo companheiro de equipe de Michael Schumacher na Ferrari. Neste mesmo ano, Massa alcançou sua primeira vitória na categoria no Grande Prêmio da Turquia (27 de Agosto de 2006), ficando em terceiro lugar no campeonato.
Felipe Massa ganhou em casa o Grande Prêmio do Brasil em 22 de Outubro de 2006, sendo o primeiro brasileiro a vencer em Interlagos desde Ayrton Senna, em 1993. Foi a 90ª vitória brasileira na Fórmula 1 e a última corrida de Michael Schumacher.Com a aposentadoria de Schumacher, Felipe teve chances de brigar pelo título do Campeonato Mundial de Fórmula 1 em 2007, mas, devido a problemas durante a temporada, acabou em quarto lugar. Em 2008, pela primeira vez na carreira, assumiu, após vencer na França, a liderança do Mundial, entrando na história, como primeiro piloto brasileiro a liderar o campeonato, depois de Ayrton Senna em 1993.
Fontes: Terra / Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário