A banda BOSTON surgiu no início da década de 70, quando o então formado em engenharia mecânica, Tom Scholz, dividia seu tempo entre o emprego diurno e uma banda local com o guitarrista Barry Goudreau, o vocalista Brad Delp, o baixista Fran Sheehan e o baterista John “Sib” Hashian. Já também dominando a guitarra, Tom batizou a banda com o nome da cidade onde moravam, Boston.
Com o dinheiro que ganhava como engenheiro, Tom comprou alguns equipamentos e montou um estúdio em sua casa. Era lá onde eles ensaiavam e gravavam algumas fitas demos. Foi graças a uma dessas fitas que eles garantiram um contrato com a Epic Records. O primeiro disco, homônimo, saiu em 1976 e as músicas “More Than a Feelin”, “Long Time” e “Peace of My Mind” colocaram o disco na posição do álbum de estréia que mais vendeu em menos tempo. Rapidamente, desapareceram das prateleiras 6 milhões de cópias. Este posto, o grupo só perdeu para Whitney Houston em 1986.
O segundo disco, “Don’t Look Back”, demorou dois anos para ficar pronto e mesmo assim, não agradou Tom Scholz. A gravadora pressionou e colocou nas lojas novamente com grande sucesso de vendas. O problema com a gravadora se intensificou e foi parar na justiça. Impossibilitados de gravar com o nome de Boston, cada integrante foi para um canto.
O tempo em que ficou longe da música, Tom abriu uma empresa de criação de equipamentos musicais, em 1981, a Sholz Reseach & Design. No meio da década 80, Tom conseguiu a liberação para gravar. Em 1986, saiu “Third Stage” com uma nova formação: Gary Phil (guitarra), David Sykes (baixo), Jim Masdea (bateria) e o único membro original, Brad Delp. A canção “Amanda” esteve no topo das paradas naquele ano.
Nos anos seguintes, Tom não conseguiu lançar nada e ainda foi processado pelo ex-colega Barry Goudreau, que o acusou de arruinar sua carreira solo. A Epic perdeu o processo contra Tom e ele conseguiu retornar à música em 1994, quando Delp já havia montado outra banda com Barry. “Walk On” saiu com um rock mais moderno.
Foram mais longos oito anos longe do estúdio e perto dos tribunais. Tom foi condenado a pagar ao antigo produtor uma indenização de 1,5 milhões de dólares.
Uma nova volta aconteceu em 2002, quando Tom colocou várias músicas na internet, no formato MP3 para testá-las. O site se tornou o número 1 em downloads e as músicas foram lançadas no disco “Corporate America”, último registro do Boston.
Nos anos de 2003 e 2004 a banda fez uma longa turnê pelos EUA.
Em 2006, foram relançados os álbuns “Boston” e “Don’t Look Back” em versão remasterizada.
"More Than A Feeling" - Boston
terça-feira, novembro 18, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário