segunda-feira, outubro 13, 2008

IMAGEM ESPETACULAR !!!!!

A Torre do Diabo (Devil´s Tower) é um neck vulcânico de 275 metros de altura localizado em Wyoming, nos Estados Unidos.

A Torre do Diabo possui um corpo cilindríco ou cone truncado, de rochas ígneas, realçado na topografia pela erosão diferencial. Tem sua origem em rochas que prenchiam o conduto vulcânico de antigos vulcões, hoje erodidos.
Etimologicamente "neck" é uma palavra inglesa que significa pescoço, referência ao fato de que é um corpo de rochas que unia duas coisas: uma câmara magmática produnda e um corpo de rochas vulcânicas superficiais, provavelmente um antigo vulcão, com todas suas características. É composto principalmente por rochas magmáticas intrusivas ou hipoabissais, podendo também conter rochas vulcânicas e brechas magmáticas de conduto. Quando as rochas tem origem em grande profundidade podem conter nódulos ultrabásicos associados ao manto.
Muito comumente os necks vulcânicos são apontados como vulcões extintos, o que é uma imprecisão, pois o termo vulcão refere-se a uma atividade ígnea recente, onde são comuns rochas extrusivas, bombas e cinzas vulcânicas e feições geomorflógicas típicas de superfície, como as corridas de lavas e fluxos piroclásticos.
A Torre do Diabo ficou conhecida mundialmente no filme de Steven Spielberg, Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977).


Fonte: Dicionário Livre de Geociências

Nenhum comentário: