Você sabia que algumas espécies de golfinhos podem saltar até cinco metros fora da água?
Os golfinhos são muito sociáveis não apenas entre si, mas também com outros animais e o homem. São dóceis, curiosos e muito brincalhões. A inteligência e as acrobacias aéreas são características marcantes na vida desses animais. O golfinho-rotador, por exemplo, chega a realizar sete giros acrobáticos. Seu senso de humor é muito exacerbado e estão quase sempre realizando alguma brincadeira com outros animais. São grandes nadadores e conseguem nadar até 50 km/h. Mergulham até 900 metros de profundidade de acordo com espécie, podendo permanecer submersos sem respirar durante 20 minutos.Golfinhos são cetáceos parentes próximos das baleias que constituem mais de 30 espécies oceânicas, pertencentes à família Delphinidae e quatro espécies de água doce (botos, por exemplo) pertencentes à família Plastanistidae.
O tamanho dos golfinhos varia de acordo com a espécie. Podem-se encontrar espécies que medem de 1,5 até 3,5 metros de comprimento.
São mamíferos, logo são animais de sangue quente, respiram por pulmões e dão à luz crias que amamentam por meio de glândulas mamárias. O seu habitat natural é por excelência o oceano.Os oceanos são, geologicamente, os locais menos explorados e conseqüentemente menos conhecido do globo terrestre. São caracterizados por serem a reserva de vida mais importante do globo, que oferecem condições excessivas de vida, como por exemplo, grandes profundidades, altas pressões e falta absoluta de luz. Todas estas condições impedem o estudo pormenorizado da vida dos golfinhos e levam-nos para uma ignorância parcial do que serão eles capazes de fazer.A comunicação entre os golfinhos é feita através clicks e estalidos e apesar de não possuírem cordas vocais, produzem mais de 30 tipos diferentes de sons de alta freqüência, chamados ultrassônicos. Sacos aéreos ou nasais localizados no alto da cabeça produzem clicks e estalidos, a partir do ar que é inspirado e expirado. A freqüência desses sons chega a 150 Khz. Cada golfinho possui um tipo de vocalização que permite a sua identificação ao longo da vida. Cada um tem uma linguagem própria, através da qual, cada um pode ser identificado com precisão.Alimentam-se de uma ampla variedade de espécies, incluindo, peixes, crustáceos, moluscos, etc. Os golfinhos têm uma intensa atividade sexual, na qual, o sexo pode ser praticado todos os 365 dias do ano; embora as fêmeas possam ficar no cio apenas 5 a 7 vezes por ano. O período de gestação da fêmea é de 10 a 12 meses, dependendo da espécie. Após o nascimento do filhote, ele é conduzido pela mãe à superfície para que possa respirar. Para amamentá-lo, ela contrai a glândula mamária ejetando o leite (quatro vezes mais rico em gordura que o leite humano) na boca dele.Cerca de 20% dos filhotes de golfinhos vira comida de tubarões e outros predadores marinhos. Para mudar essa realidade estatística, a mãe nada o tempo todo ao lado do filhote tentando protegê-lo.
Machos podem se associar formando grupos que têm a finalidade de conquistar fêmeas de grupos rivais. Mas, essa associação só se mantém, enquanto permanecer o interesse pela conquista.
Têm uma longevidade entre 25 e 30 anos.Pouco se sabe acerca dos fósseis de antigas espécies de golfinhos e, o que se sabe é extremamente incerto. Supõe-se que há cerca de 50 milhões de anos, num mundo povoado por florestas tropicais, pântanos e mares em formação viveram os primeiros animais mais próximos dos cetáceos de que se tem conhecimento. Acredita-se que esta espécie começou a explorar a vida marinha à procura de novos alimentos. Essa nova forma de vida proporcionava não só novos alimentos, mas também uma grande necessidade de adaptação ao novo hábitat.
A espécie mais comum é Delphinus delphis.
Fonte: Curiosidades Do Mundo Animal
sexta-feira, outubro 10, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário