sábado, outubro 25, 2008

Toda verdade sobre a descamação das mãos

Toda verdade sobre a descamação das mãos

Quem é que já não teve suas mãos descascando, numa espécie de descamação?
Na grande maioria dos casos, esta descamação é proveniente de uma desidrose, ou eczema das mãos.
A descamação das mãos resulta de pele muito seca. Mãos que descamam estão geralmente ásperas, secas, vermelhas, descamando, rachadas e sensíveis.
Dentre os mitos e crendices populares sobre a medicina, as alterações provenientes do excesso do ácido úrico, em nosso organismo, estão entre as mais disseminadas na população. Diferente da crença geral, o excesso de ácido úrico não causa descamação de mãos e pés, não se agrava com a ingestão de frutas cítricas e não causa escurecimento da pele ao contato com metais de bijuterias, essa informação vem do Centro Integrado de Terapia Nutricional, o Citen, através de sua diretora clínica, a endocrinologista e nutróloga, Ellen Simone Paiva.
O ácido úrico é uma substância presente no organismo e proveniente do próprio metabolismo, ou seja, nós produzimos ácido úrico e essa produção é responsável por 90% de todo o ácido úrico do corpo. O restante, cerca de 10%, provém da dieta. Logo, na maioria das vezes, o que define os níveis de ácido úrico no sangue das pessoas não é o que elas comem e sim a quantidade da substância que elas produzem ou eliminam. O índice desta substância não deve ultrapassar o nível máximo de 6,0mg por 100 ml de sangue nas mulheres e 7,0 mg nos homens.
Caso contrário, o excesso de ácido úrico pode afetar a capacidade de solubilidade do sangue, formando os temidos cristais que vão sendo depositados nos órgãos e nas articulações e que podem levar a um intenso processo inflamatório, com disfunção de órgãos importantes, como os rins e inchaço das juntas, conhecido como gota.
Podemos ter excesso de ácido úrico quando produzimos muito ou quando excretamos pouco esta substância. As principais causas para o aparecimento da doença são a herança genética e os defeitos metabólicos que culminam no acúmulo da substância no organismo.


Perguntas e respostas

- O que está acontecendo no corpo?

A pele protege o corpo, resistindo a irritação. Se a irritação for demais para o corpo,a pelen se torna vermelha, áspera, seca e rachada. A pela também pode se tornar mais sensível e se romper. Algumas pessoas têm a pele tão sensível, que é mais facilmente irritável.

- Quais são os sinais e sintomas dessa condição?

Existem alguns sintomas, que incluem: vermelhidão, secura, rachadura, aspereza, fragilidade.

- Quais são as causas e os sinais da doença?

A descamação nas mãos ocorre mais frequentemente se a pessoa possuir um emprego que exija muita lavagem das mãos (que com certeza não é o caso de seu filho), e história de eczema ou pele sensível (herança genética).

- O que pode ser feito para prevenir a situação?

Para prevenir a descamação das mãos,calçar luvas protetoras sempre que possível, reduzir o número de lavagem das mãos durante o dia, e aplicar hidratantes imediatamente após secar as mãos.

- Como é diagnosticada a condição?

A desidrose é geralmente auto-diagnosticada. Procure auxílio de um médico se os sintomas ficarem piores ou persistam sintomas semelhantes aos da dermatite de contato alérgico.

- Quais os efeitos a longo prazo?

Se a desidrose não for tratada, a pessoa pode apresentar dificuldade em fazer coisas sem uso de luvas protetoras e episódios recorrentes de eczema cutâneo (dermatite ou inflamação cutânea).

- Quais são os tratamentos?

Quando a pele está dolorosamente irritada, aplicar cremes de corticosteróides tópicos de uso comum, como a hidrocortisona. A prevenção é a chave ;

- Quais são os efeitos colaterais do tratamento?

O uso de cremes de corticosteróide tópico a longo prazo, como a hidrocortisona, betametasona ou triamcinolona pode tornar a pele mais fina, diminuindo a efetividade do creme.

- O que acontecerá após o tratamento?

Após o tratamento é importante manter a umidade da pele. Isso ajudará a prevenir mais irritação.


Fontes: Yahoo / Saúde E Lazer

28 comentários:

DR. CARAI disse...

As minhas mãos estão asssim!!!
de fato sou professor e o tempo todo to em contato com a tinta dos pinceis de quadro branco!!
sem falar no alcoool que uso pra apagar o quadro!!! tudo sem luvas!!!
antes de minhas mãos começarem a descascar senti uma irritação mt forte. como se minhas mãos esstivessem cheias de bolinhas vermelhas ardentes!!!
logo saquei que era o alcool e suspendi o uso!!! no entanto minha mão começou a ressecar mt, me fazendo lavar toda hora!!!!!!!

Comprovada a teoria!!!!!


agora e tntar curar!!!

Anônimo disse...

Minhas mãos estão sempre descamando. Me recomendaram creme com uréia a 20%. Mandei manipular. Rachaduras amenizaram mas como deixei de usar o dipropionato de betametasona + sulfato de gentamicina a pele em alguns lugares ficava esbranquiçada.
É um problema recorrente que só ameniza com pomadas e cremes.
Me disseram que seria psoriase ou também que é um defeito genético.

David disse...

por favor eu estou com as mãos e os pes descascando mas e por causa de ter engerido um pouco de pó de ferro.pois trabalho com aço.Mas ai que vem a duvida minhas mãos e pês decascam mas não Doem e não cosa.
Se poder me ajudar por favor me mande por imail :david.si26@hotmail.com desde ja agradeço.

David disse...

Só lembrando antes da ingestão eu estava normal e nunca tive esse tipo de problema ao contrario eu tinha a pele normal dos pés e mãos

rafa disse...

minhas maos estao todas rachadas ,machucadas e de fato doloridas passo creme regularmente mais como doi e tenho que estudar ,escrever , ajudar minha mae com os trabalhos domesticos agora com a piora da minha mao estou longe da pia por umas semanas
- DEVO PARAR DE TER CONTATO COM LIMAO ,TOMATE ,KETCHUP PARA NAO PIORAR MINHA MAO OU NADA VE ISSO ?
thank you !

Rosângela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosângela disse...

Tambem tenho problemas recorrentes com a descamação das maos e ja tive ha tempos atras rachaduras nas maos e pes que doiam, com uso constante de creme os pes pararam de rachar mas continuam ressecados, as maos tbem nao voltaram a rachar + ainda descama com certa frequencia e nesse periodo sinto um incomodo no estomago tenho a sensaçao de ter engolido um kg de chiclete ou pedra, ha alguma relaçao nos sintomas? Obrigada pelo espaço aberto.

Marines disse...

Meu pai está com as mãos muito asperas,ressecadas,e as vezes sangra já procurou varios dermatologistas mas até agora não obteve menhum resultado! Estou preocupada.

Anônimo disse...

Minhas mãos começaram a descascar apenas nas pontas dos dedos, começavam com pequena bolhinhas brancas e iam descascando. Com o tempo fiquei usando um hidrante e melhorou. Agora começou a aparecer na palma da minha. A mesma coisa, bolhinhas brancas e minha mão está toda descascando. Porém não sinto minhas mãos ásperas nem ressecadas. Também notei que antes de aparecer nas mãos, nos meus pés também têm isso.

Anônimo disse...

Esqueci de completar. Muitos me falaram que poderia ser problema no fígado. Mas eu estava lendo que apenas as mãos descascando, como único sintoma, não quer dizer que seja problema no figado. Queria saber se isso é somente um mito?

Bárbara disse...

No último verão tive mãos e depois começaram os pés descascando. O fato é, que não trabalho com serviço "sujo", sempre usei cremes, pois não gosto de sentir minhas mãos àsperas, e não tenho contato com nenhum produto citado acima, que possa ocorrer isto, até pq descascam os pés também.
Fui na dermato, gastei bastante em cremes e pomadas manipuladas, e no final do verão, pararam de descascar. Agora, começou o calor aqui no sul, e os sintomas voltaram. Meus pés estão horríveis. Não tanto descascando, mas duros e rachados. Não sei mais o que fazer. Já me disseram que pode ser eczema, ácido úrico e até stress, e a dermato só me dá cremes, pomadas, cremes, pomadas. Será que um exame de sangue ajudaria a desvendar?
Grata.

Anônimo disse...

Estou há uma semana com coceiras nas mãos e pés, onde ficam avermelhadas. Andei comendo muitas coisas ácidas, será que não é isso, ou será ácido úrico?
Aguardo reposta, por favor o maisbreve possível, por que a coceira está demais.

Vera disse...

Estou c os pés, bem resssecados, grosso e os calcamhares fica como se fosse rachar, fica dolorido e coça.
Será q isso pode ser acído urico .

Anônimo disse...

Minhas mãos descamam, formam-se pequenas bolhas brancas, já nao posso nem relar na agua q a descamacao aumenta... eu acho q tenho fungos nas maos.. algum sabe qq pode ser, me mandem email
superxmetroid@hotmail.com

Thiago disse...

Minhas mãos estão despelando constantemente. Já estou utilizando luvas principalmente qndo vou lavar roupa, ou louça. Mas não senti muita melhora. Bem pouco. As mãos criam uma espécia de bolha, e ao molhar ela fica sensível, ai puxo a pele. As vezes, ficam um pouco avermelhadas. Meus pés tbm estão ressecados, e engrossando ao passar dos dias, dai deu uma melhorada pq passo a pedra pomes todos os dias na hora do banho. thiagoo.cruz@hotmail.com

Pedro Demoliner disse...

Estou com 52 anos e somente agora começou a aparecer descamação nas mãos principalmente na ponta dos dedos, tenho usado cremes, e pomadas a base de corticoides(ameniza mas muito pouco). Me informaram que isto pode ser falta de algum mineral ou vitamina no organismo. A informação procede???
Alguem tem informação sobre esta teoria?

Pedro disse...

Pedro Demoliner disse...
Estou com 52 anos e somente agora começou a aparecer descamação nas mãos principalmente na ponta dos dedos, tenho usado cremes, e pomadas a base de corticoides(ameniza mas muito pouco). Me informaram que isto pode ser falta de algum mineral ou vitamina no organismo. A informação procede???
Alguem tem informação sobre esta teoria?
pedro@demoliner.net.br

Abilio coelho disse...

Todos os anos, no mesmo período ( meio do ano) acontece isso comigo, eu desconfio que seja alguma coisa relacionada com o clima! Já estou acostumado, porém muito chato passar 2 a 3 semanas com as mãos descascando. Faço o uso de cremes hidratantes para amenizar o ressecamento

Anônimo disse...

olá,minha madrinha passa por isso mas parece queimaduras de 2º grau,foi em varios medicos e nada da tudo normal,fez o pakteste nada tbm,perdeu 10 kg,deixou de comer muita coisa pois poderia ser algo que estaria comendo,me dê uma explicação,se poder, para iaraliana@hotmail.com

frank disse...

Depois de ler todos os comentários sobre a escamação das mmãos e dos pes posso pois comentar o seguinte;
Nos ultimos dois anos fui vitima tambem do mesmo mal na minha mão esquerdae dos pes durante 20 anos,deixei de beber leite de vaca pois pensava ser do leitee dos seus derivados mesmo assim a escamação continuava, mal sabia eu que bebendo cafe em demasia tambem me prejudicava o meu figado que tanto sofreu durante 20 anos, hoje a pele da minha mão e dos meus pes esta voltando ao normal, bastou pois deixar de beber café por ser verdadeposso dizer que uso apenas um creme gordoe abdiquei da cafeina.gracias

Anônimo disse...

BOM DIA,MINHA FILHA DE 6 ANOS ESTA COM AS MAOS SENSIVEIS, E SAEM PEDAÇOS DE PELE NAS PONTAS DOS DEDOS. OQ É?

Anônimo disse...

Tomei creatina e aconteceu esse problema na pele das maos e dos pes.

Anônimo disse...

Bom pessoal, lendo a respeito disto t udo, tenho pesquisado e lido muito a respeito, ja gastei muito dinheiro com dermatologistas, alergologistas, etc.... cremes então nem se fala. Porém como não achava a solução passei eu mesmo a me monitorar. Então descobri com o tempo e apos testar varios metodos, passei a analisar meus alimentos. O dia a dia na alimentação e para meu espanto descobri minha alergia com verduras e legumes. Minhas mãos, rachavam sem mais nem menos, e os pés, somente em dois lugares. Fica ai uma dica para quem esta tentando e ainda não conseguiu descobrir realmente o problema. OK

roseli disse...

bom dia!estou muito preocupada com a minha mao ela escama muito toda vez q mecho com agua,depois fica bem rrececada e doi muito queima .as veses coça.ja usei varios creme nao sei mais oq faser alquem pode me ajudar?

rose_matricardi@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá preciso duma dica de vocês estou com muita dor nas mãos e estão descascando o que eu faço.me respondem por favor

rosangela disse...

Não sei mais o que fazer já comprei vários cremes e nada adianta,até parece que isso nunca vai ter fim. Tenho vergonha das minhas mãos quando ficam descascando é uma coisa que me incomoda muito elas ficam horríveis chego até esconde-las quando estou em público,notei que isso ocorre em períodos de frio,pois no calor elas não descamam.Gostaria de saber se o frio tem a ver..bjos e obrigada ..

Anônimo disse...

eu tenho mao esquerda totalmente seca e rachada,mas isso piora quando como comidas oleosas tipo frituras,muito temperadas,bolos,bolacha recheada etc.ela fica podre com bolhas e ate fico com dores de cabeca,forte ardor ao mijar e horrivel.mas por incrivel que pareca eu fiz enxames e nao deu nada.ja nao sei o que fazer

Anônimo disse...

ola como muitos;tambem estou com as palmas das maos.descamadas e com uma coceira daquelas qual tipo de traamento eu nessesito