quinta-feira, outubro 23, 2008

Planetas, estrelas e suas respectivas dimensões

Planetas, estrelas e suas respectivas dimensões

O Sol, a estrela central do nosso sistema planetário possui uma massa de 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilômetros.
Bem, todos nós sabemos que nosso planeta Terra é insignificante em tamanho perto de nossa estrela, o Sol.
Mas o que muita gente não sabe é que este mesmo Sol é também insignificante quando comparado com outras estrelas, como Antares, Pollux, Betelgeuse e Arcturus.

Antares é uma Supergigante vermelha, distante aproximadamente 600 anos-luz da Terra, 300 vezes maior que nosso Sol e está localizada na constelação que é conhecida por Coração do Escorpião.



Betelgeuse é uma estrela Gigante vermelha, sendo a segunda estrela mais brilhante da constelação de Orion, e possui um diâmetro que varia entre 500 e 900 vezes o do Sol. Os astrônomos prevêem que Betelgeuse pode passar por uma explosão supernova tipo II. No entanto, as opiniões estão divididas quanto ao momento em que isto deve ocorrer.

Pollux é uma das estrelas da constelação de Gêmeos, e segundo a astronomia, é a 16ª estrela mais brilhante do universo. É uma estrela Gigante alaranjada com magnitude 1,1 e é 33 vezes mais brilhante que o Sol e tem 10 vezes o diâmetro do Sol. Esta estrela está a 33,5 anos-luz de distância.


A estrela Arcturus é a primeira estrela da constelação de Boötes (formada por 14 estrelas ao todo), sendo aproximadamente 30 vezes maior que o do Sol, e com sua temperatura chegando aos 5.000.000 K (aproximadamente 4.999.726,85 ºC). É considerada como uma das estrelas que mais tende a durar (cerca de 9.3 bilhões de anos a mais) devida a sua magnitude média.


Comparação de tamanhos

Inicialmente vamos comparar a Terra com alguns planetas do nosso sistema solar. Lembrando que Plutão não é mais considerado um planeta, e sim um planeta-anão.
Agora, comparemos a Terra e os demais planetas do nosso sistema solar com nosso Sol.
É hora de entendermos porquê o Sol torna-se insignificante em tamanho quando comparado com outras estrelas, como Sirius, Pollux e Arcturus.
Pra terminar esta incrível comparação de tamanhos, veja só como fica a estrela Arcturus comparada com as gigantescas Betelgeuse e Antares.
Com isso, fica a lição de que, sem a menor sombra de dúvidas, o universo que supostamente conhecemos é bem maior e mais fascinante do que podemos calcular.


Fontes: Wikipédia / UOL / Aveiro Digital / Apollo 11

2 comentários:

joel gonçalves disse...

Ola,a velocidade da luz e de 300.000 km por segundo,a luz solar leva 8 minutos para chegar na terra, então multiplica 480 segundos por 300.000 então teremos o resultado de 144.000.000 de km.Esta é a distançia da terra ao sol.

beyoncé disse...
Este comentário foi removido pelo autor.