A 28 anos atrás, morria JOHN BONHAM
No dia 25/09/1980, John Bonham (Led Zeppelin) morreu aos 32 anos de idade.
O lendário baterista do Led Zeppelin havia deixado Worcestershire no dia anterior para encontrar com a banda nos Bray Studios, com objetivo de planejar a tour pelos Estados Unidos que iria acontecer. Ele consumiu vodka com suco de laranja durante a viagem. Depois da reunião a banda seguiu para a casa de Page em Windsor, onde Bonham continuou bebendo. Por volta de 1h45 da tarde do dia 25 de setembro, o técnico de som Benji Le Fevre foi procurar por Bonham e verificou que ele não tinha pulso. Um médico foi chamado e confirmou a morte de Bonham. A autópsia revelou que a causa da morte foi um acidente: Bonham morreu sufocado no próprio vômito após beber o equivalente a 40 doses de vodka.
O funeral foi no dia 7 de Outubro, e nesse mesmo dia a banda, juntamente com Peter Grant, resolveu ter uma reunião num local muito reservado para decidir o que iria ser feito com a banda. Muitos rumores e especulações vieram à luz do dia. Houve quem falasse de um novo baterista, mas estes boatos levaram Peter Grant a fazer o seguinte comunicado à comunicação Social: “Tornamos público que a perda do nosso querido amigo. Um profundo respeito pela sua família e o senso de harmonia compartilhado por nós e pelo nosso empresário nos leva a decidir que não podemos continuar“. Grant ainda disse disse que não poderíam voltar, visto que o Led Zeppelin era formado por 4 membros e amigos.
A morte do amigo deixou toda a banda num estado lastimoso. Robert Plant caiu nas garras do álcool e só o largou anos mais tarde. Visitava a campa de Bonham todas as semanas, durante 3 anos. Disse em tempos: “John tinha um coração de ouro, era um homem maravilhoso. Mas ele nunca teve a menor idéia da sua importância, e tinha muita insegurança por causa disso. Foi realmente uma perda muito amarga”. Page deixou de tocar guitarra, também pelo misterioso desaparecimento de uma das suas guitarras logo após a morte do amigo. Essa mesma guitarra apareceu depois, mas Page esteve anos sem tocar por causa das lembranças que lhe vinham a memória. John Paul Jones jurou que nunca mais iria formar uma banda ou uma possível futura reunião dos Zeppelin com outro baterista. Segundo ele, isso era impensável.
Em 4 de dezembro de 1980, o Led Zeppelin confirmou oficialmente o fim da banda, visto ser impossível prosseguir sem o baterista original.
Foi o fim definitivo desta mítica banda que mudou o panorama do rock mundial. O Zeppelin criou um estilo próprio, procurou formas diferentes de se promover, teve quatro músicos excepcionais e que, por onde passaram, deixaram uma marca muito vincada.
Fontes: Steve Gadd / Whiplash
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
RIP Bonham!
O melhor! Nunca será esquecido!
Postar um comentário