Joseph Raymond Conniff, mais conhecido como RAY CONNIFF, nasceu em Attleboro, Massachusetts, no dia 6 de novembro de 1916.
Desde criança Ray sentia-se predestinado a seguir a carreira musical, já que o pai era trombonista e a mãe pianista. Foi natural, pois, que seguisse o caminho da carreira musical. Conforme Ray contava em suas entrevistas, fez um curso por correspondência, com um único dólar, que o introduziu na arte da teoria musical. Formou o seu primeiro grupo artístico ainda adolescente. Anos mais tarde, aperfeiçoou-se de forma profunda na carreira, ao se tornar discípulo da Juilliard School. Depois de atuar e formar uma sólida base musical como trombonista e arranjador nas Big Bands, como as de Artie Shaw, Harry James e outros, Ray passou a escrever arranjos para Johnny Mathis, Guy Mitchell, Johnnie Ray, mas tão talentoso se revelou que teve a oportunidade de formar sua própria orquestra em 1955, a convite de Mitch Miller, da CBS.
O som Conniff ficou famoso logo após o lançamento de seu primeiro disco "solo", em 1956, e que se entitulou ´S Wonderful, que vendeu milhões de cópias e permaneceu por meses nas primeiras posições da parada de sucessos.
Seu estilo de associar vozes masculinas a trombones, trompas e saxofones baixo, e vozes femininas a pistons, clarinetes e saxofones altos, lhe dava sua característica inusitada. Seu coral limitava-se a pronunciar sons como "da-das" e "du-du-dus" e outras variantes, ao invés de palavras, o que imprimia um "colorido musical", intensificando os tons suaves e, ao mesmo tempo, abrandando os mais fortes.
Em 2002, para tristeza de todos os amantes da boa música, Ray Conniff foi surpreendido por um derrame, na saída de um restaurante, no qual almoçava com a família, num fatídico dia 12 de outubro.
Ray Conniff é considerado o rei do Easy Listening e foi, sem dúvida alguma, um marco na música mundial.
"Besame Mucho" - Ray Conniff
sexta-feira, setembro 12, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário