terça-feira, setembro 16, 2008

Você sabia?

Você sabia que apesar do tamanho e aspecto sinistro, as tarântulas não são perigosas para a espécie humana, uma vez que não produzem toxinas nocivas?

Pelo seu aspecto, a tarântula ficou famosa popularmente pela literatura e pela televisão, mas não são perigosas para o Homem.
Uma de suas defesas são os pêlos urticantes de suas costas e abdômen, que irritam a pele do possível predador. Por não produzirem toxinas nocivas ao Homem, as tarântulas são eventualmente criadas como animais de estimação. A tarântula tem várias vantagens para ser criada em cativeiro: é necessário alimentá-la apenas uma vez por semana, elas não emitem odores, não fazem sujeira ou barulho, não transmitem doenças e não são agressivas.
Em média atingem de 15cm a 25cm de comprimento com as pernas estendidas, mas existem espécies que podem chegar até 30cm, como é o caso da Tarântula Comedora de Pássaros Theraphosa blondi) da América do Sul.
As tarântulas têm um ciclo de vida longo e levam entre 2 à 5 anos a atingir a maturidade sexual. Os machos morrem normalmente após o acasalamento 5 à 7 anos. Antes de se tornarem adultas as tarântulas têm que comer todos os dias, a menos antes de sua troca de pele, quando há um jejum de dez dias antes e de sete dias depois.Quando já são adultas podem passar por longos períodos sem comer. Foram registrados casos de longevidade em cativeiro até aos 25 anos (fêmeas).
As tarântulas são animais solitários de hábitos noctívagos. Alimentam-se de pequenos animais, que nas espécies maiores, podem ser até pequenos pássaros ou anfíbios. Todas as tarântulas têm comportamento canibalístico.A maioria das Tarântulas não se afasta de sua toca, nem mesmo para se alimentar, pois sentem a presença das presas pela vibração do solo. E algumas tecem armadilhas na porta da toca e em volta. O macho normalmente é quem faz as viagens mais longas para ir atrás das fêmeas.
As tocas são normalmente subterrâneas, que são cavadas por suas mandíbulas, ou até mesmo aproveitada de outras aranhas ou roedores. Elas forram toda sua toca com sua teia, formando uma seda, fazendo com que sua toca fique sempre com uma temperatura mais amena. Suas tocas ficam normalmente proximas à raizes de árvores e pedras, e podem chegar até 1 metro de profundidade.
Existem espécies também que são arbóreas, não necessitando irem ao solo durante toda sua vida, fazendo suas tocas, em buracos nas árvores.O acasalamento das tarântulas é como o da maioria das aranhas. Algumas diferenças são que o macho tem ganchos, que servem para prender as presas das fêmeas no ato sexual. O orgão sexual do macho se chama pedipalpo. Normalmente o macho foge logo após o ato, antes que a fêmea recobre seu apetite e morre poucos meses depois, devido à seu curto ciclo de vida. A Fêmea armazena o esperma vivo, em um orgão especial, até chegar a época de botar os ovos.
As fêmeas depositam entre 50 a 200 ovos num saco de seda que incubam por cerca de 6 semanas. Os ovos são bem grandes, e o saco pode chegar a ficar do tamanho de um limão. Os filhotes já nascem com um bom tamanho. Após o nascimento as pequenas tarântulas não recebem cuidados parentais, ficam pouco tempo na toca e logo depois se dispersam.
A tarântula está em perigo de extinção devido principalmente a destruição do seu habitat, e a caça para criação como animal de estimação. Em contrapartida ela é uma das aranhas mais criadas em cativeiro.
Fonte: Wikipédia

Um comentário:

Anônimo disse...

A tarântula não é perigosa para o homem? mas a tarântula é caranguejeira?