terça-feira, setembro 30, 2008

As belezas de Furnas - MG

As belezas de Furnas - MG

Furnas nasceu com o objetivo de sanar a crise energética que ameaçava, em meados da década de 50, o abastecimento dos três principais centros socioeconômicos brasileiros - São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
Com o objetivo de construir e operar no rio Grande a primeira usina hidrelétrica de grande porte do Brasil - a Usina Hidrelétrica de Furnas, com capacidade de 1.216 MW - foi criada em 28 de fevereiro de 1957, através do Decreto Federal nº 41.066, a empresa Central Elétrica de Furnas.
A Usina Hidrelétrica de Furnas foi a primeira a ser construída pela empresa que dela herdou o nome. Está localizada no curso médio do Rio Grande, no trecho denominado "Corredeiras das Furnas", entre os municípios de São José da Barra e São João Batista do Glória, em Minas Gerais. No início da construção pertencia ao município de Passos, e possui uma potência nominal de 1.216 MW (8 X 152 MW).
Sua construção começou em julho de 1958, tendo a primeira unidade entrado em operação em 1963. A construção dessa usina, uma das maiores da América Latina na época, permitiu que se evitasse o colapso energético do País, na década de 60.
O reservatório, um dos maiores do Brasil, com 1.440 km² e 3.500 km de perímetro, banha 34 municípios de Minas Gerais. Estes municipios, a fim de explorar turisticamente as transformações advindas da criação da represa, buscando a sustentabilidade econômica e a preservação ambiental dos municípios lindeiros banhados pelo lago, formaram a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO).
A operação da Usina de Furnas está certificada pela NBR ISO 9002, desde dezembro de 2000.


O Lago de Furnas

O Lago de Furnas é a maior extensão de água do Estado de Minas Gerais e um dos maiores lagos artificiais do mundo, por isto é chamado Mar de Minas. Alimentado por nascentes e rios de águas cristalinas, cobre uma superfície de 1.457,48 Km², tendo modificado a paisagem dos trinta e quatro municípios atingidos pela sua inundação, com a criação de praias e desfiladeiros. Segundo a Associação dos Municípios do Lago de Furnas (ALAGO): "historicamente a região guarda a memória das tribos indígenas que ali habitaram, das trilhas bandeirantes em busca de ouro, das fazendas seculares e dos quilombos rebeldes.
Muito dessa história submergiu em fevereiro de 1963, quando as águas do lago subiram seu nível por sobre casas, plantações e até mesmo cidades, transformando definitivamente o lugar. Seus habitantes levaram algum tempo para reconhecer a nova paisagem e as novas possibilidades oferecidas pelo grande lago que se formara. Aos poucos, porém, em seus remansos, agradáveis pousadas, férteis pesqueiros e elegantes embarcações foram surgindo e delineando o futuro turístico do Lago de Furnas".
Em 1955, Cotrim passou a integrar a equipe de governo de Juscelino Kubitschek, que em 28 de fevereiro de 1957, assinou o decreto 41.066 e criou uma das maiores obras do seu governo: a Central Elétrica de Furnas, com sede em Passos, Minas Gerais.


As belezas do local

A forma mais indicada de aproveitar os atrativos da região é se hospedar em um dos grandes hotéis às margens da represa de Furnas ou em pousadas que oferecem inúmeras opções para o visitante passar ótimos momentos nos finais de semana, férias ou feriados.


- Balneário Escarpas do Lago

O Balneário, embora pareça um condomínio fechado é apenas um bairro da cidade de Capitólio. O nome correto é Bairro Engenheiro José Mendes Junior. O Balneário fica cerca de 7 Km do centro da cidade.


- Praia Artificial de Capitólio

A Praia Artificial fica no perímetro urbano de Capitólio e tem 24.895,12 metros quadrados. Banhada pelo Rio Piumhi foi fundada em 1988. Possui banheiros públicos, barracão para festas, duas quadras poliesportivas, uma quadra coberta e um calçadão por onde as pessoas caminham no final de tarde. Neste local é onde se realiza o melhor carnaval do Lago de Furnas, o Carnapitólio.


- Cachoeira Lagoa Azul

Acesso fácil, cerca de 31 Km da sede do município de Capitólio. Beleza exuberante, água cristalina com piscinas com tons de verde, azul ao dourado. Conta com estacionamento, Restaurante Empório e passeio de escuna. Para conhecer a cachoeira é cobrada uma taxa para preservação ambiental.
- Canyons

Os Canyons são grandes paredões rochosos com mais de 20 m de altura. No Lago de Furnas as águas formam reentrâncias que as fazem desaguar em cachoeiras;
O acesso só é possível pelo lago, a opção é embarcar em Passeios de Chalana que pode ser encontrado na Ponte do Turvo e Lagoa azul, próxima a cidade de Capitólio os passeios tem duração variada, as embarcações percorrem os melhores pontos do lago, inclusive com paradas para um refrescante banho nas águas cristalinas.
Com capacidade para 100 pessoas a chalana é uma embarcação licenciada para esta atividade, com pessoal treinado e equipamento completo (como barco de apoio, coletes salva-vidas), além de banheiro, som e lanchonete a bordo.
O passeio tem duração de aproximadamente 03 horas com 02 paradas para banho em uma das regiões mais bonitas de Minas Gerais, o Lago da Hidrelétrica de Furnas, que combina formações rochosas, montanhosa, nascentes de rios e riachos, com cascatas e canyons, em locais com acesso somente através de embarcações.
- Cachoeira do Paredão

Esta cachoeira fica no Parque do Paredão, em Guapé, a cerca de 30/40km de Furnas.
A entrada fica antes da cidade e chega-se no local através de uma balsa, que sai no outro lado do Lago de Furnas.
São 3 cachoeiras muito bonitas. Os amantes dos esportes radicais fazem cascading e rapel na região.
- Cachoeira do Fecho da Mata

Belíssima cachoeira com uma grande queda. Basta seguir até a pousada do Rio Turvo, passar a pousada, e após 6 ou 7km, chega-se no local. Local de águas cristalinas propício para nadar.

- Cachoeira do Filó

Pela mesma MG-050 o visitante pode chegar a Cachoeira do Filó, que está localizada às margens da rodovia, próxima ao km 300. Mais um belo local para nadar, curtir as águas cristalinas e a natureza. A Cachoeira do Filó é uma das mais famosas e frequentadas da região por ter o acesso bem fácil.



- Paraíso Perdido

O Paraíso Perdido é um dos principais atrativos do município de São João Batista Do Glória. Trata-se de um complexo de cachoeiras com água cristalina, piscinas e pedras que formam tobogãs naturais. O local possui ainda infra-estrutura com banheiros, área de camping e um restaurante com comida típica mineira. Além disso, é bem sinalizado com orientações para a segurança dos visitantes. O acesso ao Paraíso Perdido é pela Rodovia MG-050, próximo ao km 315 (placas no local).
- Trilha Do Sol

Outro local para passeio na região do Lago de Furnas é a Trilha do Sol.
Local ecológico com trilhas, cachoeiras, mirante para o lago de Furnas e riachos. Além de trilhas e cachoeiras o local tem piscina de água corrente e um restaurante com decoração rústica, formando um ambiente com brisa agradável e é servido uma deliciosa comida mineira.
Fontes: Estância De Furnas / Capitólio / Topoweb

8 comentários:

Anônimo disse...

ual este lugar é fantastico,vou passar o carnaval ai,acampado valeu

Anônimo disse...

meu deus obrigado por este lugar

Anônimo disse...

DEUS ME LIVRE DESTES LUGARES CHATOS, QUE GRAÇA TEM FICA VENDO ESTA FOTOS RIDICULAS

Augustto disse...

este e o lugar mais fantastico das minas geraes, estou vindo de la novamente , ja frequento a mais de 20 anos,
Lelio Cipriani
Uberaba mg

Anônimo disse...

QUE LUGAR MARAVILHOSO,QUERO CONHECER PESSOALMENTE.

Anônimo disse...

Oh meu amigo, faltou aí a Ponte do Turvo, o Quebranzol, o Clube Náutico, conheço aí de cabo a rabo, dia 12 de Outubro estou, chegando aí cm minha família, melhor lugar não há

Anônimo disse...

Alguém pode me informar qual o preço da diária de camping no nautico???? Obrigada

disse...

NOSSA!!
ESTE LUGAR É MARAVILHOSO...
ALGUÉM PODE ME INFORMAR O VALOR DA DIÁRIA NA ÁREA DE CAMPING? OBRIGADA.