terça-feira, setembro 09, 2008

A diferença entre enxaqueca e dor de cabeça

A diferença entre enxaqueca e dor de cabeça

Existem muitas causas de dor de cabeça, e a enxaqueca é uma delas. Existem inúmeras possíveis causas de dor de cabeça além da enxaqueca. Entre elas, sinusite, meningite, gripe, aneurisma, crise de pressão alta, tumor cerebral, distúrbios circulatórios, metabólicos.
A enxaqueca é o tipo de dor de cabeça mais complicado de diagnosticar, pois o diagnóstico não depende de exames, mas sim, da conversa (entrevista, anamnese) que o médico tem com o paciente durante a consulta. Quanto mais detalhada for a anamnese, maior a possibilidade de um bom diagnóstico.
A maioria das outras dores de cabeça são sintomas de alguma outra doença. Uma vez diagnosticada e tratada essa doença, a dor de cabeça, que era sintoma, desaparece.
Já na enxaqueca, a dor de cabeça não é sintoma de nenhuma doença. Ela é a própria doença!
Existem três tipos básicos de dores de cabeça:

1- A dor de cabeça vascular

Ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.
As dores de cabeça vasculares tem correlação com a atividade da doença. O tratamento para essas dores podem variar desde o tratamento usado nas enxaquecas até simples aspirinas - não existe um único tratamento que funcione para todos os pacientes lúpicos com dor de cabeça.


2- A dor de cabeça de contração muscular

Ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.


Causas

Uma dor de cabeça tensional normalmente ocorre depois de um acontecimento estressante ou cansaço. A tensão então é traduzida ao desconforto físico muitas vezes com contração da musculatura cervical.
A dor de cabeça tensional também podem ser ocasionada por alterações nos olhos, pescoço, dentes, ou maxilar ou pela postura incorreta - especialmente quando se mantém a cabeça em um ângulo inadequado enquanto se lê, dirige, ou assiste televisão.

Tratamento

Normalmente o tratamento começa com a eliminação da tensão ou corrigindo problemas físicos que estão causando as dores de cabeça. Os analgésicos, relaxantes musculares, e tranqüilizantes podem ocasionalmente ser usados para tratar dores de cabeça de contração muscular. Além disso, medicamentos antidepressivos podem ser eficazes na prevenção de dores de cabeça naqueles indivíduos que sofrem regularmente com elas.


3- A dor de cabeça secundária

É o resultado de uma infecção ou aumento da pressão dentro do cérebro. As causas variam de doenças relativamente simples, como a sinusite, até doenças mais graves, como os tumores cerebrais.






Causas

Congestão e infecção nasal são provavelmente a causa principal deste tipo de dor de cabeça. Os seios nasais se encontram dentro dos ossos faciais. Quando o muco, que normalmente flui livremente pelos seios nasais e drena abaixo da nasofaringe ou fora do nariz, não pode drenar propriamente, ele se reúne no seio nasal e causa a pressão excessiva nos tecidos circundantes, ocasionando a dor de cabeça.
Outras causas das dores de cabeça de forte intensidade incluem o aneurisma cerebral (dilatação nas artérias do cérebro) e os tumores cerebrais. O aneurisma pode não causar dor até que se rompa, entrando sangue no cérebro e comprimimdo o tecido cerebral. Tumores cerebrais aumentam a pressão dentro do cérebro, resultando numa dor de cabeça terrível e constante. Alguém que experimenta uma crise inesperada de dor de cabeça intensa ou "a pior dor de cabeça da minha vida" deve procurar um médico imediatamente, porque pode ser um aneurisma.
A febre associada a um resfriado também pode causar dor de cabeça.

Tratamento

As dores de cabeça associadas à infecção são tratadas de acordo com as suas causas. Aquelas causadas pela infecção nasal podem ser tratadas com analgésicos, antibióticos para acabar com a infecção, ou anti-histamínicos e descongestionantes nasais que ajudam a drenar os seios faciais. Na dor de cabeça associada ao aneurisma, o paciente é internado para posterior cirurgia. Na cefaléia associada aos tumores cerebrais, a conduta também é cirúrgica. Tanto no aneurisma como nos tumores, a dor de cabeça não é uma doença e sim um sintoma de outra doença mais grave.


Causas da enxaqueca

Uma teoria sobre a enxaqueca é que ela é causada por uma inflamação do nervo trigêmeo, que enerva a face e o couro cabeludo. A inflamação dos ramos nervosos irrita os vasos que se dilatam. A enxaqueca também tem relação com a serotonina, por isso a enxaqueca, a depressão e a ansiedade andam sempre juntas.
Um número de fatores físicos e emocionais podem contribuir para as enxaquecas. As enxaquecas podem ser provocadas por uma redução aguda de ingestão de cafeína ou por alergias a certas comidas ou condimentos (entre eles chocolate, café, comidas gordurosas, álcool, frutas cítricas, glutamato monossódico, e nitratos).
O estresse emocional também pode causar enxaquecas, assim como a bebida alcóolica, fumo, modificação na pressão barométrica, ou uma interrupção na rotina dos hábitos alimentares e do sono (todos os quais podem ser responsáveis pelas dores de cabeça "de fim de semana" de alguns pacientes que sofrem desse mal).

Tratamento

O tratamento da enxaqueca tem três fases: início da dor, dor já instalada e prevenção.
Na crise aguda de enxaqueca é importante distinguir entre o início da dor e a dor já instalada. No início, a enxaqueca pode ser tratada com analgésicos e derivados do ergot. Na fase de dor instalada os analgésicos não agem tão bem. Nessa fase, os triptanos agem melhor. Entretanto, são medicamentos muito caros.


Fontes: Enxaqueca / UOL / IG

2 comentários:

Priscila disse...

OBRIGADO PELA REPORTAGEM... ESTOU SOFRENDO À 2 SEMANAS COM UMA ENXAQUECA BRAVA... TEM HORAS QUE ACHO QUE VOU ENLOUQUEÇER DE TANTA PRESSÃO NA FACE...EU SABIA ALGUMAS COISAS... MAS AGORA ESTÁ MAIS ESCLARECIDO...GRATA!PRISCILA PRATA.

Anônimo disse...

I wish not concur on it. I over warm-hearted post. Expressly the appellation attracted me to read the whole story.