

Para melhorar sua concentração, além de manter um padrão regular de sono, você pode empregar algumas estratégias bastante simples:
- Procure deixar o ambiente calmo, livre de distrações, e com todos os materiais necessários à mão.
- Estabeleça metas realistas sobre o que você quer resolver e em quanto tempo pretende realizar aquela tarefa. A sobrecarga de metas pode gerar uma sensação de incapacidade, com se você não fosse bom ou boa o suficiente para resolver o problema. Na verdade, você simplesmente agendou tarefas demais em um espaço de tempo excessivamente curto. Vá com calma.
- Comprometa-se com a tarefa: um dos principais combustíveis do cérebro é o entusiasmo. Acenda seu raciocínio com ele.
Para aumentar o rendimento durante o estudo, vá por camadas: familiarize-se primeiro com as idéias principais, e então passe para os detalhes.
- Ao organizar seu tempo, escreva para si mesmo um recado com o horário em que você estará livre para preocupar-se. Sempre que sentir que está perdendo o foco, leia o recado.
- Ao lidar com novas habilidades, informe-se bem a respeito (como aquilo pode ser feito, quais as possíveis dificuldades, quais as dicas dos especialistas, etc). A ansiedade da expectativa pode comprometer sua capacidade de raciocínio.
- Procure fazer conexões entre o que você está aprendendo e o seu dia a dia ou coisas que você já sabe. Dar um significado real à informação facilita enormemente o aprendizado.
- Planeje alguma forma de recompensa para você mesmo, após atingir seu objetivo. Por exemplo: ao estudar para uma prova, prometa para você mesmo um passeio ou um presente caso atinja um aproveitamento acima de 80%.
- Manter um bom estado de saúde é essencial: o condicionamento físico aumenta a autoconfiança e promove relaxamento, facilitando o fluxo de idéias e melhorando a capacidade de concentração.

Fontes: Uol / Brasil Escola
Sugestão: Renato Mauricio
Nenhum comentário:
Postar um comentário