

Mas na língua portuguesa, o uso é completamente diverso. O termo “guitarra” refere-se exclusivamente à guitarra elétrica e a palavra “violão” é usado para se referir tanto à guitarra clássica, como à guitarra acústica, esta segunda com cordas de nylon ou mesmo com cordas de aço, como no caso do violão folk, ou como num violão ovation.
Acredita-se que o nome "violão" derive diretamente do termo “viola”, que designa vários instrumentos portugueses, da qual a viola caipira brasileira é uma evolução. Embora possua várias diferenças de timbre e de número de cordas, a viola é muito semelhante em formato ao violão, apenas menor.
Origem

A guitarra, em forma muito próxima à guitarra acústica atual, foi introduzida na Espanha no Século IX, mas não se conhece com precisão toda a história deste instrumento. No entanto há duas hipóteses mais prováveis para a introdução da guitarra no ocidente.

A segunda hipótese é de que este instrumento seria derivado do antigo alaúde árabe, nome originado da palavra al ud, (a madeira), e que teria sido levado para a Península Ibérica através das invasões muçulmanas.
Durante vários séculos de história a guitarra acústica ganhou diversas variedades. Há grandes variações em todas as características dos instrumentos: o tamanho e o formato da caixa de ressonância, o formato e a quantidade de aberturas frontais, o comprimento do braço, a quantidade das cordas, a extensão e a forma de afinação.

Foi Antonio de Torres, um luthier espanhol do século XIX que deu à guitarra a forma e as dimensões da guitarra clássica atual, a partir do qual, diversas outras variedades surgiram no século XX (como a guitarra de jazz, a guitarra folk e a elétrica).
O surgimento da guitarra elétrica

Por nem sempre ser necessária uma caixa de ressonância acústica numa guitarra eléctrica, surgiram as primeiras guitarras maciças (Fender Stratocaster e Gibson Les Paul) nas décadas de 1950 e 60. As cordas passaram a ser metálicas e captadores magnéticos de indução começaram a ser utilizados.
Corpo e complexidade do instrumento
Toda guitarra, elétrica ou acústica, é composta basicamente das mesmas partes. A principal diferença entre elas está no corpo. As figuras abaixo mostram uma guitarra elétrica e uma acústica, com suas partes indicadas. A construção do baixo é semelhante à da guitarra elétrica. Para informações adicionais, consulte os artigos de cada uma das partes. Para as diferenças construtivas, consulte os artigos de cada variedade de guitarra.
Toda guitarra, elétrica ou acústica, é composta basicamente das mesmas partes. A principal diferença entre elas está no corpo. As figuras abaixo mostram uma guitarra elétrica e uma acústica, com suas partes indicadas. A construção do baixo é semelhante à da guitarra elétrica.
2- Pestana
3- Tarrachas ou cravelhas
4- Trastes
5- Tirante ou Tensor
6- Marcação
7- Braço
8- Tróculo (Junta do braço)
9- Corpo
10- Captadores
11- Potenciometros
12- Cavalete (ou ponte)
13- Protetor de tampo (ou escudo)
14- Fundo
15- Tampo
16- Lateral ou faixas
17- Abertura ou boca
18- Cordas
19- Rastilho
20- Escala
Alavanca e efeitos


Com essa gama de processamentos sonoros em tempo real, a produção sonora da guitarra alcança, através da eletrônica, uma via indireta, onde som final produzido pelo amplificador tende a ser completamente diferente o som original produzido pelo instrumento.

Afinação

Guitarristas que fizeram história
- Chuck Berry

Como exemplo de sua influência profunda, podemos lembrar das bandas inglesas dos anos 60. The Beatles, Animals, Rolling Stones, entre outros, regravaram suas músicas. Os Rolling Stones literalmente basearam seu estilo de tocar rock 'n' roll no dele. Quando Keith Richards (guitarrista dos Stones) premiou Berry no Hall da Fama em 1986, disse ter copiado todos os acordes que ele já tocou.

- Jimi Hendrix

Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues, tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues), tais como Curtis Mayfield. Jimi Hendrix é considerado por muitos como, o maior guitarrista de todos os tempos. Ademais, ele ampliou a tradição da guitarra no rock: apesar de guitarristas anteriores, como Dave Davies (de The Kinks), e Pete Townshend (de The Who) terem empregado recursos como o "feedback" (realimentação), distorção e outros efeitos especiais, Hendrix, graças às suas raízes no blues, na soul-music e no R&B, foi capaz de usar estes recursos de uma forma que transcendia suas fontes.


Jimi Hendrix foi um símbolo e jamais será esquecido por sua música e seu espirito de trabalhador exigente, mas criativo acima de tudo.
- Eddie Van Halen

Pra quem ainda não sabe, a técnica two hands consiste em tocar a guitarra usando-se as duas mãos no braço do instrumento. Já o tapping, usa-se o dedo indicador dando toques, batidas rápidas, em cima do traste.
Eddie foi um verdadeiro revolucionário em se tratando do instrumento. Ele desenvolveu o sistema de micro-afinação, que simplesmente aterrorizava os guitarristas que muito usavam a alavanca antigamente.

Em meados de 95, Eddie criou outro sistema patenteado como EVH D-TUNA, que consiste em facilitar a mudança de afinação da corda E (mi) para D (ré) sem a necessidade de interferir na tarraxa ou no sistema de micro-afinação.

Eddie provou que não se tem o melhor som de guitarra com um maior número de captadores na mesma.
Extremamente perfeccionista, Eddie queria um som de Les Paul no corpo de uma Stratocaster. Isso por ele dizer que seu corpo não se encaixava ou se adaptava ao corpo de uma Les Paul, e também por achá-la muito pesada.
Foi assim que Eddie chegou na sua mais famosa e bizarra experiência: a guitarra Frankenstrat. A Fender recentemente lançou um lote de réplicas da famosa Frankenstrat.

Se os atuais deuses da guitarra usam e abusam de tais tecnologias e opções, que agradeçam ao gênio Eddie Van Halen.
Além de tudo isso, Eddie foi sem dúvida alguma o guitarrista mais influente dos últimos tempos.
- Steve Vai
Steve ficou fascinado com a música de Frank Zappa. Em uma entrevista a revista Guitar Player Norte Americana, Steve disse que inúmeras vezes, telefonou para Zappa tentando contato (sem muito sucesso), contudo, com muita insistência, Frank atendeu o telefone e perguntou o que Steve desejava. Steve disse que não existia ninguém capaz de transcrever em partituras, com tanta perfeição quanto ele, as músicas de Zappa. Então Zappa, curioso, o autorizou e tão logo Steve enviou pelo correio transcrições dos solos de guitarra de Zappa para o próprio, e após encontrar Steve pela primeira vez, Zappa ficou tão impressionado com as habilidades do jovem que o convocou para trabalhar transcrevendo suas intermináveis seqüências de rock sinfônico experimental.
No final de 1985, Steve juntou-se à banda do ex-vocalista do Van Halen, David Lee Roth, e participou de dois álbuns: Eat 'Em and Smile e Skyscrapper. Essa passagem pela banda de David o proporcionou grande fama entre o público de rock, uma vez que David estava em uma guerra declarada contra os membros do Van Halen e Steve era inevitavelmente comparado a Eddie Van Halen.
Enquanto as contribuições de Steve a outros artistas tem sido restrita ao estilo rock ou hard rock, suas composições próprias são consideravelmente mais esotéricas.
O estilo de tocar de Steve Vai é bastante peculiar e teatral, carregado de gestos, e caracterizado por sua facilidade técnica com a guitarra e seu conhecimento de teoria musical.
Steve também tem sido creditado como o responsável pelo ressurgimento da guitarra com 7 cordas. As primeiras antigas foram tocadas pelo guitarrista de jazz George Van Epps, nas décadas de 1930 e 1940, mas o conceito foi reintroduzido no rock por Steve.
Steve também trabalhou com a Carvin para desenvolver a linha de amplificadores de guitarra Legacy. Steve queria criar um amplificador superior a todos os que ele já tinha usado, em termos de som e versatilidade.
Ao longo de sua carreira musical, Steve Vai usou e desenvolveu muitas guitarras. Ele já teve seu próprio sangue colocado na pintura psicodélica de uma de suas guitarras JEM, chamada JEM2KDNA (ou simplesmente DNA, em alusão ao DNA presente no sangue) – apenas 300 guitarras foram feitas utilizando esta pintura.

Fonte: Wikipédia
Sobre Eddie Van Halen: texto de Ricardo M. Freire
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