Você sabia que a fêmea do aruanã protege seus óvulos fecundados por aproximadamente 45 dias colocando-os dentro da boca até que ocorra a sua eclosão?
Mesmo depois que nascem os alevinos, o pai os protege da ação de predadores, colocando-os na boca quando estão em situação de perigo.Um dos motivos que torna tão interessante esta espécie é este instinto de proteção dispensado à prole.O exemplo de proteção dada aos ovos e alevinos, deveria ser adotado como exemplo, por muitas outras espécies do reino animal.Outro motivo que destaca este peixe, é que seu instinto predatório o torna muito voraz, capaz de alimentar-se de quase tudo que é vivo em seu hábitat. Para isso, conta com dentes no céu da boca e na língua. Os dentes da língua são usados para imobilizar a presa e amassá-la contra o céu da boca.São capazes de sair fora da água para apanhar frutos e insetos nas folhas dos arbustos. Ele também é conhecido como macaco-d’água, em razão da capacidade que possui de sair fora d’água, quando está caçando. Mas, não é um salto qualquer, ele consegue saltar quase dois metros fora d’água.
Os aruanãs Osteoglossum leichardt (aruanã-pintado), Osteoglossum ferreirai (aruanã-preto) e Oseoglossum bicirrhosum (aruanã-branco) são peixes que habitam os rios de água doce da América do Sul, especialmente os da bacia Amazônica.
Fonte: Curiosidades Do Mundo Animal
domingo, setembro 07, 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário