Você sabia que o rato-canguru é um roedor que pode passar a vida inteira sem tomar uma única gota d’água sequer?Logo, imagina-se que a água não é necessária para a sobrevivência deste minúsculo roedor. Ledo engano: para o rato-canguru, a água é indispensável. Ele extrai a água de sementes, grãos e folhas secas ricas em lipídios, que ingere.
Graças a sofisticados mecanismos fisiológicos, ele consegue oxidar sua alimentação, ou seja, combinar o oxigênio com outras substâncias, produzindo água. Além disso, seus rins são altamente especializados e contêm tubos minúsculos, que extraem boa parte da água da urina, fazendo com que ela volte ao corpo. Assim, esse incrível roedor consegue sobreviver com o mínimo possível de líquido e não morre de sede, suportando as duras condições do deserto. Além disso, ele só sai de sua toca à noite, quando a temperatura é mais baixa e a evaporação é mínima.
Esses ratos-cangurus medem cerca de 15 a 20 centímetros de comprimento, e possuem longa cauda e pernas traseiras bem mais compridas que as dianteiras, utilizadas para saltar.
Habitam áreas áridas ou semi-áridas, de vegetação rasteira dos Estados Unidos como o vale da morte, no estado da Califórnia, um dos ecossistemas mais hostis do planeta. Preferem zonas com solo arenoso coberto com gramíneas e ervas anuais. Um a cada seis jovens são nascidos após um período de gestação de 28 a 32 dias. Os jovens são desmamados após 15 - 25 dias. Sua estimativa de vida chega aos 10 anos.
O rato-canguru está listado como uma espécie ameaçada de extinção. Fontes: Band / Wild Life North America / Cubano WS / Wikipédia















2 comentários:
E verdade!
Eu sei porque tenho 1 casal de jaculus-orientalis (ratos cangurus) e estou esperando pelo nascimento de bebes!
Eu tenho um casal de ratos cangurus pretos e tiveram a pouco tempo 6 filhotes
Postar um comentário