"Alameda dos Tornados" é um termo comum para designar a região central dos Estados Unidos que cobre muitos estados, ou parte de estados, onde ocorrem frequentemente tornados.
Os estados de Oklahoma, Kansas, Arkansas, Iowa e Missouri estão totalmente incluídos na Alameda dos Tornados, bem como o nordeste do Texas, este do Colorado, norte da Luisiana, centro e sul do Minnesota e Dacota do Sul, noroeste do Mississippi, centro e sul do Illinois, sudoeste do Indiana, e partes do centro, sudeste e sudoeste do Nebraska, pequenas áreas no extremo oeste do Tennessee e Kentucky e algumas zonas do Wisconsin.
Estatisticamente, a maioria dos tornados americanos produz-se no Texas. Pelo critério da superfície terrestre atingida, é a Florida que tem o mais forte índice de episódios de tornados mas a maior parte destes são fracos e não produzem supercélulas tempestivas. O Oklahoma tem a maior taxa de grandes tornados superdestruidores.Esta abundância de tornados é possível pelo encontro de massas de ar frio vindas do Canadá e de ar quente vindas do golfo do México.
O período do ano com maior frequência de tornados varia consoante as regiões. Em geral, a Alameda dos Tornados tende a se deslocar mais para norte com o aquecimento primaveril e até ao Verão, e inversamente para sul com o arrefecimento outonal. No entanto, tecnicamente, as grandes planícies centrais podem ser consideradas como estando na Alameda dos Tornados praticamente todo o ano, pois é lá que as variações brutais de temperatura entre ar quente e ar frio são mais comuns. Pelo contrário, o nordeste e o oeste são as regiões menos afectadas por tornados.
No coração da Alameda dos Tornados, as normas de construção são mais exigentes que noutros locais dos EUA, exigindo tectos reforçados e ligações mais fortes entre a construção e as suas fundações. Encontram-se também medidas de prevenção como células antitempestade ou sirenes de alarme para tornados. A consciência popular conhece o risco e a cobertura meteorológica oferecida pelos media locais está presente quase sempre.Fonte: Wikipédia















Nenhum comentário:
Postar um comentário